O Porto está contra a violência no namoro. A Associação Plano i, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o Instituto Universitário da Maia (ISMAI) desenvolveu um gabinete de apoio a vítimas.
Este gabinete foi criado para dar consultas gratuitas a estudantes universitários vítimas ou ex-vítimas de violência no namoro, violência essa que poderá ter sido de natureza física, psicológica e/ou sexual. Esta iniciativa pretende dar resposta ao aumento do número de casos de violência no namoro, que segundo o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, é de 60 por cento entre 2014 e 2016. Num total de 767 vítimas, 657 delas eram do sexo feminino. Nos homens, apesar de serem menos os casos, registou-se um aumento exponencial – de 60 em 2014 para 110 em 2016.
As consultas no Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência no Namoro são marcadas online. No ISMAI, as consultas realizam-se às sextas-feiras, das 14 às 18 horas, e na FMUP, acontecem às segundas, das 14 às 18 horas, e às sextas-feiras das 9 às 13 horas.
A Associação Plano i tinha já lançado também o Observatório de Violência no Namoro, através do qual recolhe informação sobre crimes de violência no namoro. Trata-se de um questionário gratuito e anónimo, que regista dados como orientação sexual, identidade de género, estado civil, nacionalidade, zona do crime, entre outras informações relativas ao crime. Só este ano, já foram feitas 80 denúncias através deste formulário.
[Fonte: P3]