O maior festival de novo circo da região norte decorre entre 26 e 29 de julho, nas cidades de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.
O Festival Vaudeville Rendez-Vous é promovido pelo Teatro da Didascália e recebe espetáculos de reputadas companhias nacionais e internacionais. É considerado o maior e mais importante festival de artes de rua e circo contemporâneo da região norte e vai voltar a invadir os espaços públicos das três cidades minhotas, sendo que todas as performances são abertas a miúdos e graúdos e de entrada gratuita.
Ao longo de quatro dias, vão ter lugar 21 apresentações de 10 espetáculos programados, entre os quais duas coproduções em estreia absoluta e seis estreias nacionais, reunindo mais de 70 artistas portugueses e internacionais. Um dos destaques da programação é Demudar, uma estreia absoluta da responsabilidade dos alunos do primeiro ano do Instituto Nacional de Artes Circenses, a primeira estrutura de formação circense no norte de Portugal e a primeira de alto nível técnico e artístico em Portugal. O espetáculo explora a relação entre as artes do circo e do teatro físico com o intuito de encontrar e transpor a singularidade do indivíduo, e é apenas um dos vários motivos de interesse deste evento.
Para além dos espetáculos, este evento promove ainda várias atividades paralelas, com destaque para três workshops que permitem experienciar cada um dos três pilares essenciais das artes do circo: malabarismo e manipulação de aparelhos, equilíbrio e acrobacia aérea, que acontecem nos dias 27 e 28 de julho, entre as 10 e as 13 horas, e no dia 29 de julho, entre as 14 e as 17 horas. As oficinas têm entrada gratuita, sendo necessária inscrição através deste link.
A abertura do festival acontece às 22 horas do dia 26 de julho, em Vila Nova de Famalicão, e cabe à companhia Un Loup pour L’Homme estrear Face Nord, um espetáculo que testa os limites do corpo do acrobata.
[Fotos: Divulgação]