Os teatros nacionais D. Maria II, em Lisboa, e São João, no Porto, têm hoje entrada livre e uma programação ao longo de todo o dia.
Assinala-se hoje o Dia Mundial do Teatro, e as comemorações acontecem um pouco por todo o mundo. Em Portugal também são várias as iniciativas, e à cabeça estão os teatros nacionais D. Maria II, em Lisboa, e São João, no Porto, com uma programação em torno de Romeo Castellucci, um dramaturgo e encenador italiano que está no nosso país por causa do evento BoCA – Biennial of Contemporary Arts.
A primeira atividade acontece agora às 10 horas da manhã, no Porto, com visitas guiadas do Teatro Nacional São João (TNSJ) e do Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV) à exposição Noites Brancas, e com a Feira do Livro de Teatro, que decorre até sexta-feira, no ‘foyer’ do S. João e no átrio do mosteiro.
Às 15 horas, terá lugar um seminário sobre Romeo Castellucci e os limites do teatro, ministrado pela professora e investigadora de artes dramáticas Alexandra Moreira da Silva.
Já em Lisboa, o Teatro Nacional D.Maria II vai apresentar, das 16 às 19 horas, Ethica. Natura e origine della mente, do mesmo autor italiano, uma obra inspirada em A natureza ou a origem da mente, um dos livros de Ética, do escritor Espinosa. A apresentação termina com uma conversa com Castellucci, a partir das 20 horas.
No D. Maria haverá ainda espaço para as narrativas de Tiranossauro Rex-Procedimento básico de memorização e esquecimento, do brasileiro Alex Cassal, e para a representação de Ensaio para uma cartografia, da encenadora e atriz Mónica Calle, pelas 21 horas.
Mas nem só de Lisboa e Porto vive o Dia Mundial do Teatro, e há atividades um pouco por todo o país. Também na rádio haverá programas dedicados ao teatro: O doido e a morte, de Raul Brandão, é um dos exemplos, e passa na Antena 2 a partir das 21 horas.