É a principal (e talvez a mais chocante) conclusão do relatório apresentado pela Confederação Internacional Contra a Pobreza.
Oito dos seres humanos mais abastados do planeta possuem um nível de riqueza semelhante ao que tem a metade mais pobre da população mundial. Estamos a falar de 3,6 mil milhões de pessoas.
De acordo com os dados revelados pela Oxfam, Bill Gates (antigo dono da Microsoft), Amancio Ortega (fundador da Inditex), Warren Buffett (maior acionista da Berkshire Hathaway), Carlos Slim (proprietário do grupo Carso), Jeff Bezos (responsável pela Amazon), Mark Zuckerberg (criador do Facebook), Larry Ellison (dono da Oracle) e Michael Bloomberg (da agência de informação económica e financeira Bloomberg) têm, todos juntos, a mesma riqueza que metade das pessoas que habitam o planeta Terra.
Significa isto que o fosso entre ricos e pobres é “muito maior do que se temia”, de acordo com as conclusões do relatório Uma economia para 99 por cento da Oxfam, onde os novos dados apurados – em especial na China e na Índia – são particularmente preocupantes.
A diretora-executiva da confederação responsável por este trabalho, Winnie Byanyima, defendeu através de um comunicado que “a imensa riqueza que poucos acumulam é obscena, quando uma em cada dez pessoas no mundo sobrevive com menos de dois dólares por dia”. Salientou ainda que sete em cada dez pessoas vivem num país onde a desigualdade aumentou nos últimos 30 anos, algo que para além de profundamente injusto, está “a fraturar as sociedades e a envenenar a política”, na opinião de Mark Goldring, chefe-executivo da Oxfam.
Este relatório acaba de ser divulgado, em vésperas do Fórum Económico Mundial de Davos, que reúne na Suíça os principais líderes mundiais.
[Fonte: O Jornal Económico]