Desde andar de patins até à missa ou a aranhas penduradas nas árvores de natal, são muitas as tradições espalhadas pelo mundo quando o tempo é de Natal. Umas são bem divertidas e originais, outras são mais bizarras que outra coisa…
Caracas, Venezuela: Uma missa sobre rodas
As crianças e os adolescentes vão à primeira missa do dia em Caracas… de patins! Com muita alegria e outras diversões à mistura, as ruas fecham para abrir caminho para que os jovens passem o dia a patinar em segurança.
Brighton, Inglaterra: Saltar ondas em pleno inverno
Com a temperatura média do mar a rondar os 10 graus Celsius, não há quem falte à tradição de se equipar a rigor com um gorro de Pai Natal e fato de banho, e passar o dia 25 no mar a saltar ondas! Bem, pelo menos os mais corajosos…
Schönau, Alemanha: Daqui ao Natal é um “tirinho”
Numa belíssima mas muito gelada região dos Alpes Bávaros, grupos de homens vestidos com trajes tradicionais — conhecidos por lederhosen — saem à rua para disparar salvas de tiros, e assim dar as boas-vindas ao Natal.
Ucrânia: Jogar às escondidas com Aranhas de Natal
Esquece os tipícos enfeites de Natal na tua árvore. Na Ucrânia escondem-se aranhas, acreditando-se que quem as encontrar vai ter boa sorte no ano seguinte. Reza a lenda que, em tempos, uma senhora muito pobre e mãe de vários filhos enfeitou a sua árvore de Natal com uma aranha, pois não podia comprar decorações. Na manhã de Natal, assim que o sol raiou, as teias da árvore transformaram-se em fios de prata e ouro.
República Checa: Os sapatinhos do amor (ou não!)
Porque a República Checa fica mais casamenteira no Natal, existe a tradição de raparigas se quererem nesta época festiva. De costas voltadas para a porta de entrada das suas casas, atiram um sapato por cima do ombro. Se ele cair à sua frente e ficar a apontar para a porta, significa que se vão casar. Caso o sapato caia em qualquer outro lado… Game over! Terão de voltar a tentar no Natal seguinte.