O Santander Universidades elegeu os três melhores projetos que concorreram ao seu Prémio de Voluntariado Universitário: Just a Change, SPOT e VO.U. Pirueta.
Foram mais de 50 as candidaturas entregues, e mais de 40 a irem a concurso no Prémio de Voluntariado Universitário, lançado em novembro pelo Santander Universidades, com o objetivo de incentivar a prática de uma cidadania ativa através do voluntariado e recompensar o esforço dos jovens mais envolvidos.
E dos 10 finalistas deste concurso emergiram três grandes vencedores. Just a Change, SPOT e VO.U. Pirueta ganharam o primeiro (5 mil euros), segundo (3 mil euros) e terceiro prémios (2 mil euros), respetivamente.
A Associação Just a Change tem o apoio do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e o seu trabalho consiste na reabilitação de casas e reparações domésticas profundas a famílias ou pessoas em situação de pobreza habitacional. Esta é uma ação promovida ao longo do ano, em Lisboa e em zonas rurais como Ferreira do Zêzere, Óbidos e Sever do Vouga, em campos de verão.
O projeto encontra-se atualmente em expansão para o Porto, em parceria com a Câmara Municipal e com a Fundação Manuel da Mota.
A Associação Just a Change conta com cerca de 300 voluntários e tem 90 beneficiários diretos.
O SPOT é um projeto social de combate às causas do insucesso escolar de jovens socialmente desprotegidos, dos 6 aos 21 anos. É apoiado pelo Instituto Superior Técnico e pela Universidade Nova de Lisboa e aposta no desenvolvimento social e educativo de 100 jovens de bairros sociais problemáticos de Lisboa – Bairro Padre Cruz, 6 de maio, Ameixoeira e Boavista.
Os voluntários do SPOT oferecem mentoria escolar (através de oficinas de estudo), vocacional e cívica (com workshops de cidadania), com espírito positivo e com base numa relação de confiança e proximidade.
O SPOT tem cerca de 60 voluntários e beneficia diretamente cerca de 100 pessoas.
Finalmente, o VO.U. Pirueta tem o apoio do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, e promove a dança junto de crianças e idosos de contextos socioeconómicos desfavorecidos, e transmitindo conceitos como a disciplina, autoestima e respeito.
São duas as vertentes deste projeto: A Pirueta Júnior, que procura integrar a dança nas instituições parceiras, através de uma aula semanal com a duração de 1 hora; e a Pirueta Sénior, que proporciona um momento de lazer e de atividade física em lares de idosos e centros de dia.
O VO.U. Pirueta tem 17 voluntários e beneficia diretamente cerca de 100 pessoas.
Destaque ainda para o projeto SOS Estudante, da Associação Académica da Universidade de Coimbra, a quem foi atribuída uma Menção Honrosa.
Os Prémios de Voluntariado Universitário foram entregues por Cristina Louro, presidente do Júri do Prémio e Vice-presidente da Cruz Vermelha, e Inês Oom de Sousa, administradora do Santander Totta, que referiu que o Prémio de Voluntariado Universitário foi “lançado em novembro, e um mês depois estamos a premiar os melhores projetos porque existe uma forte dinâmica Universitária na área do voluntariado. Pelos números envolvidos, os projetos finalistas da primeira edição deste prémio fazem-nos acreditar que, quando há vontade, é possível fazer a diferença”.
[Fotos: Banco Santander Totta]