O concurso de bandas mais antigo do país está de volta. Começou na sexta-feira em Lisboa, e vai agora andar por Portugal inteiro à procura das melhores novas bandas.
Foi em 1994 que o Fernando Alvim deu início a uma iniciativa que ainda hoje existe. Na altura, como agora, o objetivo é o mesmo: Descobrir os novos prodígios da música moderna. Este é um festival que não se fica pelas boas intenções, como comprovam artistas como os Silence 4, a Capicua, o Alex D’Alva Teixeira, o DJ Ride, o Noiserv, os Ornatos Violeta e o B Fachada.
Este ano, o Festival Termómetro é composto por quatro eliminatórias, nas quais vão tocar um total de 20 bandas, um pouco por todo o país. Destas, serão escolhidas cinco bandas para um confronto final no Teatro do Bairro, em Lisboa.
Em 2016, a banda vencedora do Festival Termómetro foram os Whales, cuja música chegou depois à Antena 3. Agora, Big Pulse Waves é o primeiro single de um álbum que vai estar disponível no início de 2017, editado pela Omnichord Records. Prova de que os sonhos podem transformar-se em realidade, e de que o Festival Termómetro ajuda bastante!
[Foto: Organização]