Evocando Mário Cesariny é uma exposição que abrange muito da obra deste artista plástico e poeta, e que assinala os 10 anos da sua morte. Abre hoje ao público, na Casa da Liberdade – Mário Cesariny, em Lisboa.
Aproveitando também o 3º aniversário da Casa da Liberdade – Mário Cesariny, criada em memória e para divulgação da vida e obra de um dos principais nomes do surrealismo português, esta mostra é composta por desenhos, pinturas, poemas-objecto, colagens, esculturas, fotografias inéditas e correspondência do artista que cobrem um período de 60 anos, dos anos 40 aos anos 2000.
Mário Cesariny é considerado um dos principais representantes do surrealismo português, tendo recolhido e arquivado muito material sobre as atividades deste movimento em Portugal, contactando com os grandes nomes do movimento e participando na criação do Grupo Surrealista de Lisboa, na companhia de Cruzeiro Seixas, entre outros.
O mesmo Cruzeiro Seixas será um dos nomes a marcar presença na inauguração desta exposição, que incluirá também sessões de poesia e um programa performativo.
[Foto: Perve Galeria]