A partir de 2 de janeiro do próximo ano, passa a ser possível pedir a emissão ou a revalidação da carta de condução para motociclos e automóveis ligeiros.
Esta é uma das principais medidas do programa Simplex 2016 anunciado pelo Governo, e já tem data para ficar à disposição dos portugueses. A partir do início de 2017, poderás pedir a emissão e a revalidação da carta de condução para motociclos e para automóveis ligeiros recorrendo apenas ao Cartão do Cidadão, e sem sair de casa.
Numa fase inicial, esta funcionalidade vai estar disponível apenas para quem pedir atestado médico através do Serviço Nacional de Saúde. Para quem pedir atestado pelo privado, este serviço só funcionará a partir do dia 1 de abril.
Segundo as regras em que assenta a nova carta (online) “sobre rodas”, o atestado médico será enviado diretamente pelo profissional de saúde para o IMT. Já a fotografia e a assinatura do cidadão são automaticamente transmitidas através do Cartão de Cidadão, num novo título de condução que já não terá referência à morada do condutor.
No final, os cidadãos que pedirem a nova carta através da internet receberão uma SMS ou um email, com aviso da chegada do documento à morada indicada.
[Fonte: Sapo Tek]
[Foto: Lindsy Carrasquillo @ Flickr]