Um mercado biológico, jogos, debates, expositores e muita animação, no Festival das Leguminosas, em Lisboa.
As Nações Unidas decretaram 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas, essa fonte vital de proteínas vegetais, onde se incluem alimentos como as ervilhas, o feijão, as lentilhas e o grão-de-bico, entre muitas outras. O seu consumo contribui ainda para tratar a obesidade, enquanto previne e controla doenças crónicas tais como a diabetes, os problemas cardiovasculares e o cancro.
Em Lisboa vai acontecer um evento que quer educar as pessoas a integrar cada vez mais estes alimentos na sua alimentação. Chama-se Festival das Leguminosas, e acontece a 16 de outubro no Jardim Botânico Tropical, em Lisboa. Trata-se de uma iniciativa com mercado biológico, jogos, animação, debates e expositores.
Haverá uma forte componente lúdica para os mais novos, com jogos, desafios matemáticos, construções didáticas, sempre tendo por base as leguminosas. Não vai faltar também a mostra do livro pop-up Fabácea – no reino dos amores improváveis.
E para quem esteja mais interessado em aprender sobre as leguminosas, vão acontecer diversas sessões de debates, entre elas A diversidade de leguminosas selvagens em Portugal (10h20); A dieta isenta de glúten e leguminosas (11h10); Tens mais olhos que barriga? (17h15), abordando as leguminosas nas vertentes cultura, design e saúde. Ainda no período da manhã, decorrerá a demonstração Pão sem glúten com farinha de leguminosas (11h30).
O dia completa-se com um mercado biológico, oficinas temáticas, e a apresentação do livro infantil Dezasseis trincas para esvaziar o cesto da fruta.
O evento tem entrada livre, e contará com a presença institucional de mais de uma dezena de entidades, entre elas a Sociedade Portuguesas dos Nutricionistas, a Associação Portuguesa de Celíacos, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Confraria do Chícharo, Grupo de Acompanhamento para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica.
[Foto: Divulgação]