No dia 15 de setembro, a Universidade Europeia vai receber os seus caloiros em modo olímpico. Será que vão estar à altura da alta competição académica?
No ano em que Portugal se sagrou campeão europeu de futebol, de hóquei em patins e de judo, e ainda ganhou três medalhas de ouro em Atletismo, a Universidade Europeia decidiu que a superação e as conquistas do país eram o mote perfeito para o arranque do ano letivo 2016-2017.
Este vai ser um dia inteiramente dedicado ao acolhimento e à integração dos novos estudantes das três instituições – Universidade Europeia, IADE e IPAM – com um intenso e divertido programa alternativo à praxe tradicional. Estão previstas diversas provas e atividades, enaltecendo a vertente da responsabilidade social e ambiental, num dia que marca o início da longa “maratona” académica e de superação que está prestes a começar.
Durante o dia, os caloiros vão criar uma mensagem de apoio à equipa Paralímpica Portuguesa, através da criação de um vídeo, onde vão dar vida a um alfabeto estampado em t-shirts e desafiar os seus amigos, nas redes sociais, a fazer o mesmo, criando uma gigantesca onda de apoio nacional ao desporto paralímpico.
Na prova “blind run”, os novos alunos vão competir na ausência do sentido da visão, numa prova de obstáculos, em que uma das etapas será feita também de cadeira de rodas. No final da competição, a Universidade Europeia fará uma doação pecuniária no valor de 1.000 euros à Federação Portuguesa de Desporto para pessoas com Deficiência.
À semelhança do que aconteceu na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na qual foi anunciada a plantação de uma árvore por cada atleta em competição, a Universidade Europeia vai oferecer a cada equipa uma árvore que será plantada no próprio Campus da Universidade, pelos estudantes. Desta forma, pretende-se sensibilizar a comunidade académica e os estudantes em particular para a necessidade de reflorestação do nosso país, assolado por incêndios florestais, e do planeta. As árvores transformar-se-ão, posteriormente, num marco do percurso académico destes alunos e permanecerão como símbolo de vida e de resiliência.
O Welcome Day Olympics realiza-se no Campus da Quinta do Bom Nome, em Carnide, e pretende demonstrar aos novos estudantes que ingressam, pela primeira vez, na instituição e no Ensino Superior, do que serão capazes de fazer nesta etapa que agora se inicia, podendo também eles sagrarem-se “atletas” de “alta competição académica”.
[Foto: Universidade Europeia]