Começa hoje a prova que desafia estudantes de todo o mundo a desenhar, construir e testar veículos eficientes. E a equipa do Instituto Politécnico de Setúbal já começou a trabalhar.
A Shell Eco Marathon Europa tem um objetivo simples de definir, e desafiante de alcançar. Criar um veículo que seja capaz de percorrer o maior número de quilómetros, com apenas 1 litro de combustível. De 30 de junho a 3 de julho, todos os participantes estarão a trabalhar afincadamente, com o objetivo de produzir o carro mais eficiente do ponto de vista energético.
A equipa de 15 estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal – com o nome “Shell Eco EST” – será uma das participantes na prova. Constituída por estudantes das licenciaturas em Engenharia do Ambiente, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Tecnologias de Energia e Comunicação Social deste instituto, conta ainda com a coordenação de docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS, e com o apoio das empresas JDEUS, SKF, fablab Barreiro, Extinsado, do KIP (Kartódromo Internacional de Palmela) e do Núcleo do Curso de Engenharia Mecânica da Associação Académica do IPS.
João Felizardo é o Team Manager desta equipa, pelo segundo ano consecutivo, e defende que “para se participar nesta prova é necessário ter força de vontade e dedicar tempo e trabalho”, acrescentando ainda que a participação nestas iniciativas “permite-nos adquirir experiência e aptidões que aplicamos na prática, como por exemplo através da obtenção de parceiros e desenvolvimento do protótipo”.
Em 2015, na Holanda, a equipa do IPS alcançou a melhor pontuação portuguesa na categoria de protótipos a gasolina, percorrendo 435 km com apenas 1 litro de gasolina. Este ano, o objetivo é superar esta marca.
Acompanha a equipa “Shell Eco Est” aqui.
[Foto: Instituto Politécnico de Setúbal]