Mais de vinte empresas portuguesas e multinacionais esperam recrutar cerca de 150 alunos finalistas e recém-licenciados da Universidade do Minho na área da Informática e Ciências de Computação.
De 13 a 15 de junho, as XIV Jornadas de Informática – JOIN’16 decorrem no Complexo Pedagógico II do campus de Gualtar, em Braga, com o objetivo de proporcionar oportunidades de emprego aos alunos formados em Informática e Ciências de Computação. Para além disso, há ainda diversas palestras, workshops e atividades culturais.
Os alunos vão ser aliciados, em muitos casos, a conciliarem o trabalho com a realização de teses de mestrado e doutoramento em ambiente industrial. As Jornadas já abriram este sábado, dia 11, com um encontro CoderDojo, o movimento mundial voluntário e sem fins lucrativos que inicia jovens dos 7 aos 17 anos na programação informática e desenvolvimento de pequenas aplicações.
As JOIN’16 são promovidas pelos núcleos de estudantes das licenciaturas em Engenharia Informática (CESIUM) e Ciências da Computação (NECC), sob a coordenação do Departamento de Informática. O programa dedica o dia 13 à Intelligent Cloud, o dia 14 à Segurança Digital e o dia 15 às Tecnologias na Saúde. Esta edição junta pela primeira vez as sessões técnicas com as de jobshop. Na prática, todas as empresas participam ativamente no programa, apresentando pelo menos uma comunicação de cariz técnico e, no final dos dias, têm sessões pitch de 10 minutos para seduzirem os alunos com as suas propostas de emprego.
As JOIN’16 têm apoio de entidades como a Ano Software, BSolus, Farfecth, Blip, Critical Manufacturing, Eurotux, IT Sector, Outsystems, Vilt, Xpand iT, Wedo, Bosch Car Multimedia e Accenture. Acede aqui ao site oficial e à página de Facebook.
[Foto: Organização]