A partir de 1 de junho, a tua carta de condução vai funcionar por pontos. Sabe como aqui.
Vais começar com 12 pontos, que vão diminuindo à medida que vais cometendo infrações. Se chegares aos 4, serás obrigado a frequentar aulas de formação rodoviária, e se ficares com 2, fazer novamente o exame de código será o teu destino. Num caso extremo, sem pontos, perdes a tua carta de condução e serás inibido de conduzir durante dois anos. Aqui, para lá da prova teórica, terás de frequentar também um curso de reeducação e sensibilização.
Mas calma, porque há prémios para quem se portar bem. Três anos sem cometeres qualquer infração vão render-te 3 pontos, e se fores um profissional do volante, só vais precisar de dois anos “limpos” para os receber.
O álcool e as substâncias psicotrópicas, quando detetados ao volante, vão ser sancionados com um regime próprio. Serão subtraídos 3 pontos nas contraordenações consideradas graves, e 5 pontos nas muito graves. Quando não forem estes os casos, uma contraordenação grave equivale a uma perda de 2 pontos, e 4 pontos se for muito grave. Em caso de crime rodoviário, os infratores perdem 6 pontos.
Convém não esquecer que, independentemente do novo sistema de pontos, as coimas continuarão a existir para quem prevaricar.
[Fonte: Razão Automóvel]