Connect with us

Novidades

Já compraste uma prenda para o teu carro?

Avatar

Publicado há

em

A Razão Automóvel explica-te porque é importante lembrares-te do teu automóvel na época natalícia.

Não sabemos qual é a dimensão da tua árvore, nem quais são os teus pedidos para a noite tradicional de 24 de dezembro, mas devias ponderar oferecer alguma coisa àquele que vai contigo para todo o lado, dá-te música e poupa-te de uma valente “molha” nos dias de chuva. Isso mesmo, estamos a falar do teu automóvel.

Tantas vezes negligenciado, normalmente só nos recordamos de “mimar” o nosso carro quando ele avaria ou acontece algum azar – já dizia o provérbio “porta arrombada, trancas à porta”. Para evitar que algum transtorno aconteça, nada melhor do que agir preventivamente.

Na tua lista de Natal, já pensaste adicionar um par de pneus novos, ou umas escovas limpa para-brisas? E que tal uma ida a um spa automóvel? Que é como quem diz, ir ao mecânico fazer uma revisão. É importante que mantenhas todos os componentes do teu carro em ordem, acima de tudo, por uma questão de segurança – não só tua, mas também de todos aqueles que se cruzam contigo.

Nesta altura em que a chuva aumenta e a temperatura diminui, é essencial que todos os componentes do teu carro estejam em ordem. Nomeadamente os pneus, os travões e as suspensões – os elementos que mantêm o teu carro no trilho certo sob as condições mais adversas.

Destes três elementos, o estado dos pneus é o mais fácil de diagnosticar. Quando a altura da borracha do piso chega ao nível do indicador (presente na maioria dos pneus modernos), é muito provável que a profundidade do piso esteja perto do limite legal de 1,6 mm, ou abaixo do mesmo. Nós recomendamos mudar os pneus antes que cheguem a esse limite. Para além de pouco seguros, podes ser multado.

Quanto às suspensões e travões, há oficinas que fazem o diagnóstico de forma gratuita – além do mais recorda-te que a tua segurança não tem preço! E as escovas limpa para-brisas, quando foi a última vez que as mudaste? Experimenta mudá-las e vais notar uma diferença abissal na visibilidade sob condições adversas.

Caso o teu carro seja um exemplo de boa manutenção (esperamos que sim…) podes sempre acrescentar-lhe uns goodies, como por exemplo uma lavagem profunda ao interior ou um CD pendurado no espelho retrovisor – ok, esquece este último. Péssima ideia!

Seja de que modo for, este Natal não te esqueças do teu carro, seja ele velho ou novo. És tu quem mais tem a ganhar. Bom natal e até para o ano!

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *