Existe um site, criado por um estudante da Universidade de Aveiro, que mostra em tempo real o estado dos incêndios nas nossas florestas. É atualizado de 10 em 10 minutos e utiliza dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Num só clique, é possível saberes tudo sobre os incêndios que lavram em Portugal. Se estão ativos ou já extintos, quais os meios mobilizados para cada um dos focos, e claro, onde estão a acontecer. Estes são alguns dos dados disponibilizados pelo site de João Pina, estudante da Universidade de Aveiro, que é atualizado de dez em dez minutos e se assume como uma rápida e preciosa ajuda aos bombeiros, ao INEM e às populações afetadas. O endereço é fogos.tomahock.com.
A ideia deste estudante da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação ao desenvolver o site, que está online há duas semanas, surgiu depois de perceber, em conversa com bombeiros, que a visualização da informação no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil é “muito complicada”, sendo precisos “vários passos para chegar aos dados”, que por sua vez são apresentados em “tabelas de leitura pouco óbvia”.
João Pina, que para além de estudar trabalha como programador no laboratório SAPO Labs/UA, aposta no seu site na visão georreferenciada, que permite ter uma visão abrangente do panorama de incêndios no país, e onde cada incidente está devidamente categorizado.
Clica aqui para teres uma noção dos focos de incêndio atualmente ativos.
[Foto: Universidade de Aveiro]