A investigadora da Nova School of Business and Economics, Cláudia Costa, venceu a segunda edição do prémio Simões Lopes, Melhor Tese de Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais com a sua tese “Three Essays on Innovation: The Moderating Roles of Reputation for Innovation, CSR Principles and Managerial Perceptions of Environmental Turbulence”.
O prémio é uma iniciativa da Ordem dos Economistas, em parceria com o Diário Económico e a PWC, e foi anunciado na abertura do 6º Congresso Nacional dos Economistas. A distinção atribuída à investigadora da Nova SBE teve em conta a qualidade do seu trabalho, e o facto de oferecer uma visão integrada da importância da Inovação e Empreendedorismo para o crescimento económico.
Cláudia Costa é doutorada em Gestão pela Nova SBE e desenvolveu a sua investigação em três áreas distintas de inovação: responsabilidade social (mercados de exportação), níveis de turbulência ambiental (tecnológica e de mercado) e, por último, novos modelos de inovação (participação do consumidor no desenvolvimento de novos produtos). O trabalho da investigadora da Nova SBE conclui que a reputação da empresa, a prática de princípios de responsabilidade social e o enfoque em processos internos no caso de ambientes turbulentos influenciam favoravelmente a inovação das empresas.
A tese de Cláudia Costa já tem publicação assegurada na revista científica International Business Review e o júri destacou nesta distinção a sua aplicabilidade, pertinência, atualidade e relevância para a compreensão e intervenção da realidade presente, entre outros fatores.
[Foto: Nova School of Business and Economics]