“Lisboa Horizontal”, uma aplicação dirigida aos ciclistas das cidades, foi a grande vencedora da final do concurso BIG Smart Cities, promovido pela Vodafone Portugal.
Um concurso de tecnologias para Smart Cities, 15 finalistas com projetos nas categorias de Smart Energy, Smart Mobility, Smart Living e Smart Tourism, um vencedor. Chama-se “Lisboa Horizontal”, é uma aplicação dirigida aos ciclistas das cidades, e permite-lhes aceder a toda a informação que necessitam para o seu dia-a-dia: todas as rotas cicláveis (desde as mais rápidas, às menos inclinadas, ou mesmo às que só descem) e a localização das lojas especializadas em ciclismo.
Os responsáveis pelo projeto receberam um prémio monetário de 10 mil euros.
No âmbito do BIG Smart Cities by Vodafone Power Lab, foram ainda entregues três menções honrosas:
Projeto Archpaths – Prémio do Público: projeto mais votado pelo público;
Projeto CoolFarm – Redes Nova Geração: para o projeto que melhor explorar o potencial das Redes de Nova Geração da Vodafone;
Projeto Visualfy – Internet of Things: atribuído ao projeto que melhor enquadrar esta tendência.
O concurso BIG Smart Cities é uma iniciativa que fomenta a criação de tecnologias que contribuam para melhorar a vida de quem habita, trabalha e/ou visita a Cidade, tornando-a mais inteligente. O Vodafone Power Lab é um programa de incentivo à inovação e de apoio ao empreendedorismo, que tem como objetivo fomentar a criação de projetos tecnológicos, através de mentoring, workshops e formações, entre outras condições que possibilitem o desenvolvimento das novas empresas.
[Foto: Organização]