A equipa masculina da U.Porto não quis abdicar do título e a feminina não lhe quis ficar atrás. Conquistaram as duas, pela primeira vez, o campeonato nacional universitário de rugby 7s, e vão levar a Universidade do Porto aos Campeonatos Europeus Universitários, na Hungria.
No campeonato masculino, já se jogavam as meias finais entre a U.Porto e a AAC e a UCP-CRP e a AAUE. A atual campeã venceu por 19-5 e a Católica do Porto deixou para trás a AAUE ao vencer por 29-7. A final e o jogo para definir o 3º e 4º lugares foram renhidos, e poucos foram os pontos que separaram as equipas envolvidas em ambas as partidas. Mas a U.Porto foi mais forte e, com um resultado de 26-21, conseguiu reerguer a taça. A AAC, que terminou a época passada em 3º lugar, desceu uma posição, cedendo esse lugar à AAUE (20-21).
Já no rugby 7s feminino, a U.Porto chegou ao topo apenas com vitórias e na final tiveram de enfrentar a equipa que, até à época transata, tinha ganho todos os campeonatos nacionais universitários da modalidade. Mas as meninas do Norte não se deixaram intimidar e, por 12-7, fecharam o campeonato e ergueram o ouro ao peito.
O último lugar foi disputado pelo IPP e pela anfitriã AAUM, mas novamente o Porto mostrou ser mais forte, não dando qualquer hipótese aos minhotos e vencendo o jogo por 38-0.
O Campeonato Europeu Universitário de Rugby 7s realiza-se de 22 a 25 de julho.
[Foto: Federação Académica do Desporto Universitário]