24 de março é o Dia Nacional do Estudante, que este ano se assinala com uma ação de protesto dos alunos do Ensino Superior, convocada por diversas associações de estudantes da região de Lisboa. Começa às 15 horas, no Largo do Carmo.
Demonstrar descontentamento perante a atual situação do Ensino Superior. É este o objetivo das associações de estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da Escola Superior de Teatro e Cinema, da Escola Superior de Dança e do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, ao convocarem uma ação de celebração e de luta, que vai continuar o movimento “Não há condições! Queremos estudar!”, realizado no passado dia 12.
Desde dia 12, os estudantes continuaram a recolher fotografias dos problemas que afetam as suas escolas e o ensino, a mobilizar e a esclarecer, para que o dia 24 de março seja mais um momento de denúncia da situação, através de uma nova exposição dessas fotografias e de uma concentração de comemoração e luta, que vão juntar todos os estudantes que se queiram associar a esta ação em Lisboa, e que se insere nas muitas ações que vão decorrer por todo o país, como por exemplo em Coimbra (arruada e cordão humano convocado pela AAC) e no Porto (manifestação convocada por várias AAEE).
Estudantes afastados do Ensino Superior pelos aumentos dos custos do ensino e das reduções das bolsas; as grandes dificuldades dos que ficam; e a asfixia financeira das instituições, levando a salas de aula onde chove dentro, tectos a cair e falta de professores e funcionários, são alguns dos motivos que levam à realização desta manifestação.