São quatro os projetos propostos por equipas portuguesas selecionados para a primeira fase do Teaming, um novo mecanismo de financiamento para projetos de investigação da Comissão Europeia, no âmbito do novo quadro de apoio H2020.
As quatro candidaturas vencedoras desta fase, duas coordenadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nas áreas da agricultura e das ciências da vida, e outras duas propostas pelas Comissões Coordenadoras de Desenvolvimento Regional do Norte e Centro, na área das ciências da vida, receberão um financiamento inicial de 500 mil euros cada uma para desenvolverem, num ano, os planos operacionais de criação de novos centros de excelência nas áreas propostas ou para aumentarem a capacidade de centros já existentes.
Nesta fase do Teaming foram selecionadas a nível europeu 31 candidaturas, de entre 169 iniciais, e o investimento total previsto é de 14,5 milhões de euros. Este projeto articula equipas de países com performances distintas, dando oportunidade a equipas com menos recursos de se envolverem com outras de topo na Europa.
Entre os projetos portugueses agora selecionados estão Instituições de Ensino Superior como as Universidades do Minho, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Nova de Lisboa, bem como o Instituto Politécnico do Porto e ainda empresas como a Inovamais, e entidades parceiras internacionais como o University College de Londres e a Universidade de Newcastle, no Reino Unido ou Universidade de Wageningen, na Holanda.
Numa segunda fase apenas 10 projetos chegarão a finalistas para competirem por um financiamento de cerca de 87 milhões de euros.
[Foto: Teaming H2020]