Como ganhar experiência no mercado de trabalho?
É cada vez mais desafiante destacar-se no mercado de trabalho, pois a competitividade é crescente. Os CV’s estão mais ricos e diversificados, com experiências e competências únicas, que fazem um/a candidat@ diferenciar-se dos restantes. Mas como podes conseguir esta diferenciação? É importante sair da zona de conforto, investir em novas formações e conhecimentos e crescer pessoal e academicamente.
A questão é: “Como enriquecer o CV e ganhar vantagem competitiva no mercado de trabalho?”.
Primeiro de tudo, é importante saber o que os empregadores procuram. Para além das capacidades técnicas, os empregadores procuram profissionais que sejam resilientes e criativ@s. Têm de ter capacidade de adaptação à mudança e o pensamento direcionado para a inovação e resolução de problemas.
As soft skills são muito valorizadas, como a inteligência emocional, a facilidade em comunicar, o multitasking, a capacidade de liderança e saber trabalhar em equipa.
Algo que valorizam ainda mais é, quem coloca verdadeiramente as “mãos na massa” ao longo do teu percurso académico profissional. Falamos de estágios, voluntariado, participação em conferências, associativismo, etc.
A Mais Superior deixa-te conselhos e dicas para te destacares entre os candidat@s na altura do recrutamento, através de experiências realmente valorizadas pelos recrutadores.
- Estágios: O estágio é o primeiro contacto com o mundo profissional, em que se colocam os conhecimentos adquiridos na licenciatura em prática.
Os Estágios IEFP são estágios profissionais que têm como objetivo ajudar os jovens a ganhar competência de modo a entrarem no mercado de trabalho com mais facilidade e know-how. É considerada uma medida para combater o desemprego, oferecendo orientação e formação profissional.
Aqui podes encontrar estágios em todas as áreas e apoios à contratação. Para ficares a par, explicamos alguns dos apoios disponíveis:– Medida Incentivo ATIVAR.PT
– Medida Compromisso Emprego Sustentável
– Isenções e reduções
-
Trainees: Os programas de trainees são uma oportunidade de aprendizagem, em contexto profissional, para jovens recém-licenciados e uma oportunidade de se inserirem nas empresas.
Através do Talent Portugal fica a saber quais as empresas que implementam o programa de trainees e se têm vagas disponíveis na tua área.
Estão disponíveis vários programas de diversas áreas, o truque para seres selecionad@ no processo, é escolheres uma empresa com a qual te identifiques, investigares a fundo sobre a constituição da mesma, demonstrares confiança e vontade de aprender.
No processo de recrutamento, demonstra sempre vontade de trazer valor e de te incluires nos projetos em curso. A competência de trabalhar em equipa é também muito valorizada. Claro que há competências específicas para cada área ou empresa e por isso, deves desenvolver as capacidades necessárias para a empresa que pretendes alcançar e acima de tudo tem paciência! Os programas de trainees costumam levar o seu tempo de recrutamento, implica imensas etapas, como entrevistas, desafios e testes.
O mais importante é não desistires dos teus objetivos! -
Voluntariado: Se és apaixonad@ por animais começa por fazer voluntariado num canil/gatil Municipal. Para além de estares em contacto com os pequenos patudos, ainda ajudas a criar melhores condições para quem precisa e quem sabe, encontrar a família certa para os animais; Existe cada vez mais a necessidade de sensibilizar para a responsabilidade ambiental. Podes aliar-te a uma organização em que o foco é prestar um serviço ao meio ambiente de forma a responder às necessidades do planeta, como por exemplo, trabalhar como voluntário em ações de limpeza de praias; Se pretendes criar impacto social e tens interesse em trabalhar na área da saúde, o voluntariado, nestas instituições, é um dos aspetos mais importantes porque faz a diferença e contribui para a comunidade, provando, assim, que a ação torna o mundo melhor.
Agora é altura de investir na tua formação, investigar e tornar o teu CV bem mais apelativo para os recrutadores!