Académica Start UC distingue três Embaixadoras do Ano
Na 6.ª edição do Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo, Ana Rita Roriz (estudante de Medicina), Marta Santos (estudante de Engenharia Informática) e Daniela Neto (estudante do Doutoramento em Sociologia) foram distinguidas como as Embaixadoras do Ano. Este é um projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes para a inovação e empreendedorismo, criado pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Associação Académica de Coimbra (AAC), com o apoio do Santander Universidades e também da Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia.
No passado dia 8 de julho, as três alunas foram premiadas, durante o jantar de gala que concluiu mais uma edição do Académica Start UC, que contou com iniciativas disruptivas de consciencialização online e offline para a igualdade de género, sensibilização na rua para doenças potencialmente fatais, feiras de emprego com foco no futuro. Neste âmbito, as estudantes receberam uma formação internacional, na área da Inovação e Empreendedorismo.
O encontro contou com 4937 participantes nas 48 iniciativas realizadas, com o apoio de 112 parceiros complementares.
O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, afirmou que a Académica Start UC é “hoje uma escola de líderes e é muito importante passar esta mensagem de liderança” e considera ainda que “é muito importante ser empreendedor”.
“Este tipo de iniciativas é de louvar” disse o Presidente da Direção-Geral da AAC, João Pedro Caseiro tendo considerado “importantes em prol do desenvolvimento da AAC, da UC e da sociedade” como um todo.
“O Santander Universidades é parceiro da Universidade de Coimbra em vários projetos e o apoio ao empreendedorismo é uma das linhas mais fortes da nossa colaboração, com destaque para iniciativas como a Académica Start UC da qual nos orgulhamos de fazer parte desde o primeiro ano”, referiu Cristina Dias Neves.
O keynote speaker João Diogo Ramos, CEO da Load ZX Spectrum também marcou presença nesta edição, durante a gala de encerramento.
A criação deste projeto, da autoria da Universidade de Coimbra e da ACC, tem o objetivo de sensibilizar, educar e formar os estudantes da UC para a inocação e empreendedorismo. Neste sentido, defendem uma política de proximidade através de iniciativas locais. Desde o ano letivo de 2026/2027, o Académica Start UC contra com 168 embaixadores, mais de 47000 participantes, acima de 580 parceiros complementares e cerca de 240 iniciativas realizadas.