Durante a Futurália, o Movimento Digital Valley assinou vários protocolos de colaboração com várias instituições do ensino superior para o desenvolvimento de cluster de videojogos, a nível nacional, e da prática desportiva associada – eSports.
Uma das instituições que assinou protocolo com a Digital Valley, na Futurália, foi a Universidade Lusófona. Esta universidade aposta significativamente na produção de novos projetos na área do gaming. A licenciatura em Videojogos tem como principal enfoque a aquisição de conhecimentos teóricos e a formação de práticas tecnológicas e artísticas.
Os Institutos Politécnicos de Setúbal e de Leiria também assinaram este protocolo. O Politécnico de Setúbal oferece um CTeSP de Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia, que tem a finalidade de criar profissionais com competências especializadas em desenvolvimento de videojogos, aplicações multimédia e de realidade virtual e aumentada. O Politécnico de Leiria também aposta na formação nesta área, tão relevante para o setor económico português, através da sua licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia.
A Universidade da Beira Interior foi uma das últimas instituições a fazer parte destes protocolos. Esta universidade tem o mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais que formam os alunos a terem competências na área dos videojogos, articulada com outras áreas científicas como cinema, gestão, concept art e ergonomia cognitiva.
Para mais informações sobre o Movimento Digital Valley, clica aqui.