Anualmente, docentes da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica organizam um Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar (ASOE). Um conjunto de 4 seminários online, que se realizam entre janeiro e maio, cujos objetivos são o de reunir parceiros implicados na construção da qualidade da educação, valorizar a comunidade educativa enquanto instância de decisão, e potenciar o compromisso ético relativamente à missão do sistema educativo.
Cristina Palmeirão, coordenadora da 12ª Edição do Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar, explica que este Ciclo “tem como finalidade pensar e sentir a escola e a educação, com o propósito de que nos fala Joaquim Azevedo ‘somos nós que temos de desatar os nós que nos atam, pois ninguém o fará por nós’ (Azevedo, 2011: 329).”
“Sustentabilidade educativa: ambientes, espaços e lugares” é o tema do primeiro seminário que se realiza online já a 19 de janeiro. Este seminário conta com a moderação de Ilídia Cabral, professora da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, e com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas Vale de S. Torcato; de Paulo Antunes, do Agrupamento de Escolas Maximinos; e ainda de Fernando Paulo, consultor e ex-vereador da educação da Câmara Municipal do Porto.
“Diálogos educativos: organização, lideranças e aprendizagem” é o tema do segundo seminário que se realiza a 16 de fevereiro. Com moderação de José Matias Alves, professor da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, conta com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas Fajões; de Maria Luísa Coelho, diretora do Agrupamento de Escolas Pinheiro; e com Mireia Tintoré, da Universidade de Barcelona.
A 23 de março, realiza-se o terceiro seminário sob o tema “Interculturalidade: qualidade educativa, coesão social e cidadania”. A moderação vai estar a cargo de Cristina Palmeirão, professora da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, e vão participar alunos do Agrupamento de Escolas Vilela e Carlos Gomes de Sá, diretor do Agrupamento de A Ver o Mar; e João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação.
O último seminário intitulado “Profissionalidade docente: ensinar, aprender, avaliar” realiza-se a 4 de maio. Isabel Baptista, professora da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, vai moderar o seminário que conta com a voz dos alunos do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa; com a presença de Adília Cruz, presidente da CAP do AE Soares Basto; e com Maria do Céu Roldão, professora coordenadora do Instituto Politécnico de Santarém.
Este ano, o mote deste Ciclo de Seminários, é uma expressão célebre do sociólogo Edgar Morin: “Aprender não significa apenas saber gramática, matemática, um pouco de geografia e história. As escolas devem cuidar de nossa dupla aspiração: realizar-nos como indivíduos, em nossas atitudes, habilidades e construir vínculos dentro de uma comunidade. Os professores devem, antes de tudo, estar conscientes de que as crianças devem ser acompanhadas nesta dupla aspiração”.