O Politécnico de Leiria conquistou o primeiro lugar na categoria dos Institutos Politécnicos do Consumer Guidance Institute Portugal, após alcançar o maior número de pedidos e registos de patentes internacionais.
Com o objetivo de distinguir as organizações que se dedicam à Investigação e Desenvolvimento (I&D) para criar e registar patentes, a instituição que vinga na área das Necessidades Humanas e na Engenharia Mecânica, integra o ranking dos 20 estabelecimentos de Ensino Superior mais ativos nos pedidos de patentes em 2020.
O documento oficial evidencia a qualidade das tecnologias desenvolvidas por empresas ou personalidades singulares portuguesas, sendo alvo de uma internacionalização crescente. No entanto, ainda existe margem de crescimento: «A questão da transferência da investigação para a Economia é ainda um desafio por cumprir, e por isso continuamos a dinamizar estratégia para estimular a cooperação entre os nossos “inventores” e as potenciais empresas interessadas desde o início do processo de pedido de uma patente», afirma Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.