Q-Day Conference desafia participantes a explorarem a IA Generativa
Depois do sucesso do ano passado com o tema “Descodificar a IA Generativa”, a Q-Day Conference está de volta para explorar o que ficou neste domínio por dizer e, sobretudo, por implementar. É por isso que a 15.ª edição do Q-Day traz este ano a palco o tema “IA Generativa: da Euforia à Mais-Valia”.
Em 2023, o Q-Day mostrou que IA Generativa é duplamente descodificável: por um lado, não é magia, mas sim uma ciência e competência que todos podem entender e utilizar; por outro, uma das suas aplicações é a automatização do desenvolvimento de software, o que retira o foco do código (descodifica), libertando pessoas e organizações para mais estratégia, soluções e resultados. Nesta edição, o evento procura ir mais além de prompts, LLM e NLP, entre outras buzzwords do momento. Não se limitará a discorrer sobre o que é a IA Generativa e como esta tem evoluído exponencialmente nos últimos dois anos, vai antes demonstrar aplicações práticas e reais de como esta tecnologia está a ser utilizada para criar valor e impulsionar a inovação, a eficiência, as competências e o crescimento sustentável em Portugal e no mundo.
Quatro painéis temáticos, Dinamarca como país convidado e Prémios de Co-Inovação
O futuro apresenta-se tecnologicamente auspicioso e são enormes os ganhos e impactos positivos verificados em áreas como saúde, educação, economia, transportes, comunicação ou sustentabilidade. Proliferam empresas movidas a IA, multiplicam-se os especialistas em IA e tudo quando vemos e ouvimos parece ter sido gerado com recurso a IA. Contudo, nem tudo o que parece é.
Agora, mais do que nunca, é preciso distinguir os pioneiros daqueles que viajam à boleia do hype; separar a verdadeira inovação do marketing de aparência; e premiar os projetos que mudam verdadeiramente o mundo daqueles que se ficam por promessas ou oportunismos. É isto que o Q-Day 2024 se propõe a fazer: mostrar as diferenças.
No entender de João Paulo Carvalho, Co-fundador e Senior Partner da Quidgest, esta 15ª edição do Q-Day é duplamente especial – não só pelo programa de alto nível que traz este ano, mas pelo marco que representa na história da Quidgest e de todos aqueles que a têm acompanhado ao longo dos anos: oradores, clientes, colaboradores, parceiros, media partners e participantes: “Tenho tido a honra de acompanhar a evolução da Q-Day Conference, um evento que, edição após edição, tem desempenhado um papel fundamental na antecipação e definição das grandes tendências da transformação digital. Desde os primeiros debates sobre inovação, exportação ou inteligência estratégica até às mais recentes em áreas como a sustentabilidade ou inteligência artificial generativa, a Q-Day Conference tem sido um palco privilegiado para discutir o futuro e inspirar mudanças reais.
Este ano, para introduzir o tema “IA Generativa: da Euforia à Mais-valia”, temos a honra de contar com a presença do Secretário de Estado da Modernização e Digitalização, Prof. Alberto Rodrigues da Silva, que trará uma visão estratégica sobre o papel da IA no futuro do país. Além da abertura, teremos quatro painéis – dois em português e dois em inglês – conduzidos por oradores e moderadores de renome, onde serão debatidos, de forma multidisciplinar, os desafios, as oportunidades e os bons exemplos e práticas que a IA generativa traz para os diversos domínios. Da economia à governação, passando pelo papel do software nas estratégias organizacionais, a capacitação digital ou o futuro do mercado de trabalho, o debate promete ser extremamente enriquecedor.
Estamos também entusiasmados com o regresso da sessão dedicada ao país convidado, este ano a Dinamarca, onde reuniremos empresas, empreendedores e investidores para explorar as sinergias nas relações Portugal-Dinamarca, com foco na IA e em outras inovações tecnológicas. Para coroar um evento que homenageia os pioneiros, os visionários e os que fazem a diferença, teremos a cerimónia de entrega dos Prémios de Co-Inovação, uma celebração das iniciativas e soluções digitais que mais se destacam no ecossistema Quidgest – e que este ano contará com novas categorias muito relevantes para o contexto atual. Convido todos a participarem nesta edição especial e a fazerem parte desta história que conta já com 15 edições dedicadas à transformação digital. Que venham muitas mais.”