Universidade do Minho prepara nova geração de gestores de risco
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho realizou, de 29 a 30 de março, o workshop final do projeto NORISK Erasmus+ que pretende preparar uma nova geração de técnicos com formação multidisciplinar em análise de riscos e gestão de infraestruturas.
O evento, com entrada livre, decorreu no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães e contou com 30 oradores de vários países.
Destacou-se a apresentação do conteúdo do mestrado europeu em Avaliação e Gestão de Riscos de Infraestruturas Civis, que é coordenado pela Universidade do Minho e juntou as universidades de Pádua (Itália), La Rochelle (França) e Politécnica da Catalunha (Espanha), parceiras do NORISK.
O programa abordou exemplos de aplicação das ferramentas deste projeto, as fases do ciclo de gestão do risco, as infraestruturas ao nível da gestão, resiliência e digitalização, entre outros aspetos.
A sessão de abertura do workshop começou ás 9h00 de quinta feira, com o presidente da Ordem dos Engenheiros Região Norte, Bento Aires, a vereadora do Urbanismo do Município de Guimarães, Ana Berkeley Cotter e, da parte da UMinho, a vice-reitora da Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, o diretor do Departamento de Engenharia Civil, Rui Ramos, e o coordenador do NORISK, José Campos e Matos.