Prémio Cidadania Ativa 2023 distingue quatro estudantes da Universidade do Porto
Uma estudante de Medicina, uma futura economista, uma bióloga que luta pela sustentabilidade e um “quase doutorado” preocupado com o envelhecimento saudável. São estes os quatro vencedores do Prémio Cidadania Ativa 2023, galardão que será entregue a 22 de março aos universitários da U. Porto que, ao longo do último ano, mais se destacaram no desenvolvimento de atividades extracurriculares de cidadania.
Este ano, o prémio na vertente Humanitária e/ou Solidária foi atribuído não a uma, mas sim a duas estudantes: Maria Inês Camelo e Emília Lopes Pinho.
Já na vertente da Defesa do Ambiente, a escolha da Universidade do Porto recaiu este ano sobre Victória Valle, discente da licenciatura em Biologia da Faculdade de Ciências (FCUP).
Por fim, no domínio do Desporto, Saúde e Bem-Estar, o premiado deste ano é Duarte Barros, estudante do Programa de Doutoramento em Atividade Física e Saúde da Faculdade de Desporto da U. Porto (FADEUP).
Os vencedores desta 10.ª edição do Prémio Cidadania Ativa serão proclamados durante a Sessão Solene do Dia da Universidade 2023, ponto alto nas comemorações dos 112 anos da Universidade do Porto.
Para além de um diploma individual comprovativo do Prémio, cada estudante receberá ainda uma menção no suplemento ao diploma, bem como um prémio monetário de 1000 euros.