Bolsas de Doutoramento em Medicina no valor de 100 mil euros atribuídas pela CUF
A CUF atribui, hoje, dia 20 de janeiro, numa cerimónia de entrega das bolsas realizada no Centro do Conhecimento do Hospital CUF Descobertas, cinco Bolsas de Doutoramento em Medicina no valor de 100 mil euros.
A cerimónia decorre no âmbito das 1as Jornadas de Investigação Clínica CUF – um evento onde é conhecido o contributo da CUF para a realização de investigação clínica nos seus diferentes hospitais e clínicas, com a apresentação de resumos de ensaios clínicos, estudos observacionais e trabalhos científicos realizados com bolsas atribuídas pela CUF.
Desde a sua criação, em 2014, já foram atribuídas 34 Bolsas de Doutoramento em Medicina, a profissionais de saúde que trabalham na rede CUF e que estão a realizar programas de doutoramento em escolas de medicina nacionais.
Para Rui Diniz, Presidente da Comissão Executiva da CUF “este investimento representa a contínua aposta da CUF no progresso da Medicina e da Ciência no país, encarando o apoio à participação de profissionais de saúde em atividades de investigação e a cooperação com instituições universitárias como uma prioridade estratégica para o desenvolvimento do conhecimento e consequente melhoria da prestação de cuidados de saúde à população”.
Os cinco projetos vencedores
As Bolsas de Doutoramento em Medicina da CUF são atribuídas a projetos de diferentes especialidades médicas: Acidente Vascular Cerebral, Doença Respiratória Aguda, Carcinoma Tubo-Ovárico, Síndrome de Conflito Femoroacetabular e Diabetes Mellitus tipo 1 são o foco dos projetos de investigação selecionados para a atribuição das Bolsas, que são avaliadas por um júri independente presidido por António Rendas, professor catedrático de Medicina e investigador.
A cerimónia de entrega das bolsas conta com a presença da Presidente da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, Catarina Resende Oliveira, com o Presidente do Júri, António Rendas e com o Presidente da Comissão Executiva da CUF, Rui Diniz.