Presidente do IPCA assina com o Governo o contrato de financiamento para a disponibilização de duas Residências de Estudantes
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, assinou, no passado dia 15 de setembro, os Contratos-Programa de Financiamento que vai disponibilizar duas residências de estudantes. O Primeiro-ministro, António Costa, a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a Ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato, marcaram presença na reunião.
No complexo B-CRIC será integrada uma das residências e ainda vai contar com um edifício dedicado à investigação e inovação e um auditório, localizados numa área adjacente aos atuais limites do Campus do IPCA. Com uma previsão de até 2024, estas obras vão permitir uma capacidade de 133 camas.
Já a segunda residência irá resultar da adaptação de um edifício já existente nas imediações do Campus do IPCA e terá a capacidade para 62 camas já disponíveis para 2023.
Estes projetos inserem-se no âmbito do Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e gerido pela Agência Nacional ERASMUS+ Educação e Formação.
Pelas palavras da Presidente do IPCA:
Depois de quase 27 anos de atividade, o IPCA vê finalmente este desejo concretizado de dispor de residências de estudantes. Dentro de pouco tempo, o IPCA irá ter alojamento para os seus estudantes em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras, contribuindo de uma forma ainda mais expressiva para a efetiva igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.