UC participa em projeto para capacitação em inovação e empreendedorismo
A Universidade da Letónia coordena o projeto HIVE – HEI Innovation for Knowledge Intensive Entrepreneurship em que a Universidade de Coimbra (UC) integra e, no mês de julho, foi aprovado um financiamento do European Institute of Innovation & Technology (EIT) de 1.199.998 euros.
O objetivo desta contribuição é potenciar a inovação e a capacidade empreendedora de instituições de ensino superior, visando o seu crescimento económico sustentável e respetiva competitividade.
A Universidade da Letónia; a Universidade de Coimbra; a Universidade Checa de Ciências da Vida de Praga; a Universidade de Riga Stradiņš, Letónia; a Universidade Ted, Turquia; a Universidade de Ciências Aplicadas Wiener Neustadt, Áustria; e a Essec Business School, França; são as instituições de Ensino Superior que compõem o projeto, com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria da Bulgária e Coursera, funcionando como uma parceria das áreas de negócios e formação.
De acordo com declarações que o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva, adiantou à UC, esta participação vai permitir à UC “ir ainda mais longe na temática do empreendedorismo, apostando não só na capacitação dos seus estudantes, mas também do corpo técnico, docentes e investigadores, contribuindo para o fomento de um ecossistema empreendedor que atravessa gerações.
Além disso, através dos parceiros do projeto, serão criadas sinergias e partilhas que se espera que contribuam para alterações na forma como o empreendedorismo é visto e vivido nas instituições de ensino superior.
O financiamento é promovido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, no âmbito da iniciativa HEI – Innovation Capacity Building for Higher Education. O Instituto tem como propósito fornecer apoio a instituições de Ensino Superior na área da investigação. Este apoio realiza-se através de conhecimentos especializados e coaching, do acesso ao ecossistema de inovação do EIT e a financiamentos, de modo a desenvolver planos de ação e inovação nas instituições.