Casa das Artes Bissaya Barreto recebe festival Les Siestes Coimbra 2022
O jardim da Casa das Artes Bissaya Barreto vai receber o festival Les Siestes Coimbra 2022 que regressa com muita música estilo experimental e exploratória, entre os dia 2 e 4 de setembro.
Os três dias do festival Les Siestes Coimbra 2022 serão preenchidos por uma programação “desafiante”, conforme considera a organização, com DJ sets e atuações ao vivo de artistas como Ocaso, Ece Canli e Nina Harker, Nocturnal Emissions, Caucenus e Esther, Nídia, Luis Pestana, Burnt Friedman & João Pais Filipe.
Os curadores do festival convidam artistas que habitam em Portugal e França para se se juntarem e divulgarem as suas obras na Temporada Portugal – França 2022.
O festival tem entrada livre e a Casa das Artes espera receber um público diverso “desde os curiosos que chegarão sem encontrarem barreiras, aos mais avisados, que terão nestas 3 tardes uma oportunidade de encontrar ao vivo músicos que já seguem à distância há algum tempo. Esperamos um relvado inundado também pelas famílias que sabem que a Casa é um lugar confortável e seguro, onde todos são bem recebidos”, refere o programador cultural da Fundação Bissaya Barreto, Alexandre Lemos.
Destaca ainda o tema central do evento, esclarecendo que “todos os concertos no alinhamento resultam de um processo criativo tangente a Portugal” e considera a particularidade de o “trabalho apresentado ter como foco, em algum momento, Portugal”, seja “pela da residência, ou porque mudaram para cá recentemente, ou até, porque o disco publicado é editado por um selo português”.
E questiona:
Poderá a criação contemporânea contribuir para o nosso entendimento deste lugar que partilhamos?
O programador cultural realça “uma enorme satisfação. Este festival simbolizou sempre, desde a primeira edição em Coimbra, uma enorme capacidade de ultrapassar barreiras e acreditar no futuro”, acrescenta.
Este festival é original de Toulouse, França, sendo que a primeira edição em Portugal decorreu em 2018, na cidade de Coimbra. Já passou pelos mais diversos palcos e relvados reservados nos jardins no centro das seguintes cidades: Paris, Berlim, Riga, Cairo, Haia, Kyoto, Montreal, Brazzaville, Abu Dhabi, Buenos Aires, Amesterdão, Seul, Leipzig, Milão e Conacri.