UÉ, única instituição portuguesa a integrar a Aliança de Universidades Europeias EU GREEN
A Universidade de Évora (UÉ) integra a Aliança de Universidades Europeias EU GREEN, financiada pela Comissão Europeia (CE) para o desenvolvimento sustentável do ensino e da investigação nas áreas do crescimento económico, social, cultural e ambiental.
O plano de trabalhos da Aliança será prolongado por mais quatro anos com um financiamento global de 14.4 milhões de euros, aprovado pela Comissão Europeia. A EU GREEN é uma das quatro novas alianças transnacionais de Universidades Europeias, juntando-se, assim, com as restantes 16 alianças que renovaram apoio da Comissão Europeia. Atualmente, a CE financia 44 Universidades Europeias, que envolvem agora 340 instituições de ensino superior em regiões remotas de 31 países.
A aliança EU GREEN- European University alliance for sustainability: responsible GRowth, inclusive Education and ENvironment tem o objetivo de formar cidadãos e desenvolver investigação inovadora que contribua para uma evolução favorável dos ecossistemas locais e/ou regionais. É liderada pela Universidad de Extremadura (Espanha) e composta pela University of Gävle (Suécia), Wroclaw University of Environmental and Life Sciences (Polónia), Universitá di Parma (Itália), Université D’Angers (França), Universidade de Évora (Portugal), Otto von Guericke Universität Magdeburg (Alemanha), South East Tecnological University (Irlanda), Universitatea Din Oradea (Roménia).
Em comum, estas nove Instituições de Ensino Superior têm a missão, a dimensão e a localização. Ora, são o universidades de média dimensão, situadas em regiões relativamente periféricas e Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, afirmou que este contexto periférico “torna-nos particularmente conscientes dos desequilíbrios territoriais” pelo que “defendemos um modelo mais justo, baseado no conceito de “excelência distribuída” em que cada cidade e região da Europa tem um papel a desempenhar”.
A Reitora da Universidade de Évora explica:
Todas as instituições envolvidas estão fortemente posicionadas nos respetivos territórios e partilham um enfoque no desenvolvimento regional, encontrando-se alinhadas com as respetivas Estratégias de Investigação e Inovação Inteligente (RIS3) e as políticas regionais em matéria de sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
De modo geral, a EU GREEN reúne mais de 144.000 estudantes e 13.900 professores e técnicos e pretende ser “um extenso hub europeu de educação, investigação e inovação em sustentabilidade que ultrapassa as fronteiras do consórcio e atua globalmente para fornecer soluções aos desafios locais ou regionais, que podem ser replicadas a nível mundial”. Para encurtar distâncias, os parceiros da EU GREEN focam-se no o aumento da mobilidade e internacionalização em toda a Europa.
Este campus universitário transnacional será, na visão da Aliança EU-GREEN “um espaço de ensino reconhecido, centrado no aluno e inspirado na investigação”, não só virtual, mas também físico. “Queremos criar experiências, queremos impulsionar mobilidades e queremos cooperar para além do nível académico”, acrescenta Hermínia Vasconcelos Vilar.