Politécnico de Setúbal vai dispor de 182 novas camas para estudantes
Estudar em Setúbal vai ser muito mais fácil com as mais 182 camas para estudantes que o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vais disponibilizar devido à construção das duas novas residências, em Sines e no Barreiro, e com a ampliação e remodelação da residência de estudantes de Setúbal. Assim, vai passar a disponibilizar um total de 476 camas em todas as residências da instituição.
As candidaturas, apresentadas no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), foram recentemente aprovadas e homologadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, obtendo assim financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante de cerca de 9 milhões de euros.
Com esta aprovação, o IPS vai passar a oferecer aos estudantes mais 182 camas e a presidente da instituição, Ângela Lemos, considera que este reforço vai “proporcionar uma melhor qualidade de vida aos estudantes deslocados e, por outro lado, dar resposta de alojamento temporário a alguns investigadores e docentes em mobilidade”.
A Residência de Estudantes de Santiago situada nas imediações do campus de Setúbal do IPS, vai sofrer algumas remodelações de modo a ampliar a área e assim dispor de mais 85 camas, aumentando o número de camas para 379. A conclusão da intervenção está prevista até fevereiro de 2025.
O IPS vai apostar numa construção nova no Barreiro, onde tem instalada uma das suas escolas superiores de Tecnologia (ESTBarreiro/IPS), com capacidade para 50 camas.
Num terreno cedido pela Câmara Municipal de Sines, o politécnico pretende servir os estudantes da nova Escola Superior a erigir no Alentejo Litoral e vai disponibilizar na sua nova construção vagas para 45 alunos.
As obras estão previstas começar, no Barreiro e em Sines, a partir de dezembro de 2023.