Ação de voluntariado jovem da IPDJ para apoio à Conferência dos Oceanos
A II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC) tem data marcada durante a semana de 27 de junho até 1 de julho e Lisboa é o palco deste evento das Nações Unidas, coorganizado por Portugal e o Quénia.
A União Europeia definiu 2022 como o Ano Europeu da Juventude que, segundo a página oficial da Comunidade, tem o objetivo de evidenciar a importância da juventude europeia para a construçã
o de um futuro mais ecológico, mais inclusivo e digital. Sob o mote “Dá voz à tua visão” jovens podem partilhar as suas opiniões, aprender e participar em atividades por toda a Europa.
Na página oficial da União Europeia pode ler-se:
A Europa precisa da visão, do empenho e da participação de todos os jovens para construir um futuro melhor, mais ecológico, mais inclusivo e digital. O facto de a Europa organizar um Ano Europeu da Juventude revela o esforço por oferecer aos jovens mais e melhores oportunidades para o futuro.
Também no mesmo site há um portal onde estão disponíveis as várias perspetivas e expectativas de futuro. Atualmente, a poluição, a sustentabilidade e os direitos fundamentais dos Homens são algumas das preocupações aos quais os jovens dão voz.
Para este projeto, que reforça o papel dos jovens para a construção de um futuro melhor, o IPDJ promoveu uma ação de voluntariado para apoiar a organização do evento.
Desde a área da informação à logística, os voluntários dos 18 aos 30 anos fizeram parte de ações de formação com direito a certificado de participação, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil e a um valor de ajuda de custos e/ou disponibilização de acesso a transporte e alimentação.
A segunda edição da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, adiada desde 2020, tem a finalidade de salvar os oceanos e proteger o futuro através da implementação, criação, conservação e utilização sustentável de mares, oceanos e recursos marinhos.
Ação de voluntariado jovem da IPDJ para apoio à Conferência dos Oceanos