Lisboa recebe primeiro encontro Ibérico de Universidades Privadas.
Será no Grémio Literário de Lisboa que hoje se realiza o primeiro encontro entre as associações portuguesa e espanholas de ensino superior particular e cooperativo. Estará em análise a mobilidade de estudantes, docentes, funcionários entre instituições dos dois países e estarão presentes centros de investigação conjuntos além de se falar de projetos para África e América.
A criação de um Balcão Ibérico do ensino superior privado, para facilitar e desburocratizar a atribuição de graus conjuntos, será um dos pontos em discussão no encontro entre a Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP) e a sua congénere espanhola, o Fórum Emília Pardo Bazán.
A mobilidade de estudantes, docentes e funcionários entre instituições de ensino superior particular e cooperativo dos dois lados da fronteira será outro tema em análise. A montagem de centros de investigação conjuntos e de projetos educativos para os mercados Hispânico e da Lusofonia também são
pontos em agenda. Outro tema do encontro será a criação de um programa de mobilidade ibérico entre instituições privadas de ensino superior.
Pela parte do Fórum, Emília Pardo Bazán estará em Lisboa com uma comitiva liderada pelo seu presidente, José Muñiz, reitor da Universidade Nebrija, e que contará com José António Verdejo, secretário-geral da
Universidade Francisco de Vitória. Pela APESP, para além do seu presidente, António Almeida-Dias, e outros membros da Direção. Participará João Redondo, que recentemente foi eleito em Berlim presidente da Aliança das Instituições de Ensino Superior Não Estatais na Europa (EUPHE).
O encontro entre a APESP e o Fórum Emília Pardo Bazán começa às 11:00.