O Futuro da Sustentabilidade no Turismo foi discutido ontem na Porto Business School. A Conferência juntou a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, o Turismo de Portugal, a Porto Business School, a Global Compact Network Portugal, a Vilamoura World e a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, para uma conversa, aberta ao público, sobre o Turismo enquanto um negócio sustentável. A Porto Business School, com um grande foco na atualidade, tem os programas Sustentabilidade no Imobiliário e Sustentabilidade no Turismo, que visa capacitar as empresas e os profissionais, com vista à adoção de práticas mais sustentáveis nos negócios destes setores.
Com a participação de Elisabete Félix, do Turismo de Portugal, de Anabela Vaz Ribeiro da Global Compact Network Portugal e de Francisco Moser da Vilamoura World, com foco para um caminho mais sustentável e para a importância dos desafios que os ESGs trazem ao setor turístico.
A sessão de encerramento do evento foi conduzida pela Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços Rita Marques. A conferência, que foi aberta ao público, partiu da visão do Turismo como um negócio sustentável, sendo desenhado como um caminho ousado para a mudança. Para Patrícia Teixeira Lopes – Associate Dean da Porto Business School e Codiretora do programa Gestão Sustentável “é um privilégio promover o debate sobre a importância das boas práticas ESG e a reflexão sobre o papel das empresas nesta jornada para a sustentabilidade, em particular, das empresas que encaram de modo consciente o impacto que as suas próprias decisões têm no setor, na sociedade e no planeta”.
Neste sentido, a Escola de Negócios do Porto criou os programas executivos de Sustentabilidade no Turismo e Sustentabilidade no Imobiliário. Estes programas foram pensados para capacitar os empresários e os gestores para a gestão do século XXI, com o propósito de promover a profissionalização da gestão sustentável nestes setores; a melhoria dos resultados; e o alinhamento com os referenciais internacionais.
O turismo tem um impacto significativo na economia portuguesa e, por isso, é urgente promover o debate sobre como tornar este negócio mais sustentável nas suas diversas dimensões e abrangendo, assim, valores que, para além do ambiente, passam também pela sociedade, gestão e negócio.
A Porto Business School é uma escola de negócios com características únicas. Apoiada por um conjunto de 40 organizações, nacionais e multinacionais e pela Universidade do Porto, a Porto Business School tem por missão a preparação de indivíduos e empresas para serem agentes da mudança ao longo da vida. Este modelo de gestão diferenciador, que combina o pragmatismo e experiência real das empresas com o rigor académico e o acesso à investigação mais avançada permitem à Porto Business School ter a capacidade de estimular a mudança, aliando o saber fazer com o poder fazer, antecipando o futuro e criando as competências necessárias para indivíduos e organizações. Presente nos rankings do Financial Times desde 2011, a Porto Business School tem três acreditações internacionais (AACSB, AMBA, EFMD), as suas Pós-graduações estão entre as melhores do mundo (Eduniversal Best Masters Ranking) e os seus programas de formação para executivos estão no top 40 mundial (Financial Times Executive Education Ranking).
Integrado no Ministério da Economia e do Mar, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) é, desde 1968, uma das principais referências formativas do setor do turismo e desde sempre uma Escola com uma cultura própria e distintiva, a qual integra a rede Escolar do Turismo de Portugal, constituída por 12 escolas, de norte a sul do país.
Mais informação aqui!