No passado dia 3 de Junho ocorreu a Inauguração do projeto Sustent’Arte no Outsystems Square no Campus da Nova SBE, uma iniciativa que transforma resíduos recolhidos no mar e nas praias em arte.
O Projeto é um espaço urbano de experimentação “living-lab”, em que a interação e participação de todos permitirá caminhar no sentido da neutralidade carbónica. Financiado pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” dos EEA Grants, o Sustent’Arte compreende várias atividades e no âmbito do Cascais Smart Pole World, que promove campanhas de sensibilização ao serviço da neutralidade carbónica.
O objetivo desta iniciativa é demonstrar que o artivismo, ativismo em formato de arte, é uma ferramenta que dá voz aos artistas que encontram na arte o poder das mensagens e que chegam às pessoas, inspirando mudanças. É uma manifestação cultural e a cultura é também um dos pilares do desenvolvimento sustentável.
O Sustent’Arte é desenvolvido pelo Mar de Experiências que irá retratar 6 personalidades mundialmente reconhecidas pelo seu papel ativo no combate às alterações climáticas. As peças deste roteiro são criadas com resíduos recolhidos na praia e nas margens de rios e bosques. Uma parte dos resíduos utilizados foi recolhido nas praias e na costa cascalense através de uma ação de limpeza costeira organizada pelo Cascais Smart Pole.
A primeira peça de arte urbana apresenta o famoso radialista, biólogo, historiador naturalista e autor inglês, David Attenborough. Até ao final do ano serão apresentadas mais 5 personalidades que poderão ser visitadas no Campus da Nova SBE.
O Cascais Smart Pole by Nova SBE é um living lab, que irá ser desenvolvido ao longo de 36 meses, vai juntar a economia circular, a biodiversidade, as energias renováveis, a mobilidade sustentável e a cultura local e formar um polo centrado nas pessoas com vista a um futuro neutro em carbono e resiliente às alterações climáticas.
Mais informações aqui!