Uma salsicha de pescado e algas, um afiambrado de pescado e um hambúrguer vegan. Nutricionalmente ricos e saborosos. Estes são os produtos alimentares que foram desenvolvidos pela unidade de investigação do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, em Peniche.
No âmbito do ProReMar – Produtos Alimentares com base em Recursos Marinhos, este projeto de investigação como principal objetivo valorizar sustentavelmente os recursos alimentares provenientes da costa de Peniche.
«No desenvolvimento destes novos produtos alimentares utilizamos recursos marinhos pouco explorados, nomeadamente pescado com baixo valor comercial, como o carapau negrão, e as macroalgas marinhas, ricas em compostos bioativos e elementos minerais. A nossa costa é bastante rica nestes recursos, no entanto, muitos deles não são utilizados ou apresentam baixo valor comercial. O que é desfavorável não só para os pescadores, para a economia local, mas também para o próprio ecossistema, isto porque se utilizam mais determinados recursos em prol de outros, em vez de existir um equilíbrio. O nosso propósito é, neste sentido, valorizar e aproveitar os recursos marinhos da zona de Peniche e apostar na economia circular»
– Filipa Pinto, uma das investigadoras envolvidas no projeto.
Para mais informações sobre este e outros projetos desenvolvidos pelo Politécnico de Leiria, clica aqui.