Connect with us

Em destaque

Um ano depois a Stand4Good expande apoio e conta com 25 jovens universitários

Publicado há

em

Imagem de StockSnap por Pixabay

A Stand4Good nasceu há um ano, em plena pandemia, com a missão de apoiar jovens universitários em situação de carência económica a prosseguirem os seus estudos.

Tendo como propósito inicial a atribuição de Bolsas Universitárias a estudantes que, apesar de viverem em comprovada situação de carência económica e de se terem candidatado às Bolsas de Ação Social, não as obtiveram por um excesso de capitação inferior a 500€/ano, a intervenção da Stand4Good vai muito para além do apoio financeiro.

Com um acompanhamento de proximidade a cada jovem durante todo o seu percurso universitário, a Stand4Good garante não só a atribuição de Bolsas Universitárias, mas também a implementação de diferentes Programas – Mentoria, Desenvolvimento de Competências Pessoais e Profissionais, Integração no Mercado de Trabalho, Conversas Inspiracionais e Voluntariado – em parceria com empresas e entidades que se juntaram à causa.

Em 2020, o projeto piloto de intervenção social iniciou-se com o apoio a 20 estudantes da Universidade do Porto e, em 2021, alargou o seu apoio, contando atualmente com 25 jovens universitários da Universidade do Porto.

No total, e em parceria com empresas e particulares, a Stand4Good atribuiu 20 bolsas universitárias no valor 1.000€ cada, garantindo paralelamente diversos apoios, nomeadamente computadores, apoio em transportes, explicações, cursos de inglês, alemão e de preparação para IELTS e GMAT, entre outros, facultados no âmbito da resposta Learn4Good que prevê um acompanhamento regular dos estudantes, através da construção de um Plano Individual de Desenvolvimento a nível pessoal, académico e profissional. Nesta componente do projeto, inclui-se ainda a articulação com as diferentes entidades envolvidas, nomeadamente Universidade, família, explicadores, no sentido de garantir o sucesso académico e um combate eficaz ao abandono escolar.

Na componente de Mentoria (Mentor4Good), a Stand4Good arrancou com a 1ª Edição do Programa Mentor, que prevê que cada estudante tenha um Mentor que o acompanha ao longo de todo o ano letivo. Este é um Programa desenvolvido em parceria com inúmeras empresas que, de forma muito envolvida, identificam um Colaborador que assumirá a função de Mentor do jovem. Paralelamente, iniciou também o Programa de Desenvolvimento de Competências em parceria com empresas e consultores externos especializados nas diferentes temáticas, com vista à capacitação dos jovens em competências essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A este nível, a Stand4Good preocupa-se também em dar uma efetiva resposta no que diz respeito à integração dos alunos em contexto profissional através de imersões de curto, médio e longo prazo (shadow day, open day, mock interviews, estágios curriculares e profissionais) nas empresas parceiras, promovendo oportunidades reais de contacto com o mercado de trabalho.

Para Mafalda Teixeira Bastos, Co-fundadora da Stand4Good, “após um ano de atividade da Stand4Good, tem sido um privilégio para todos os que estão envolvidos no projeto, poder acompanhar jovens cheios de talento, com enorme vontade de estudar e prosseguir os seus estudos superiores e vê-los realizar todo o seu potencial. Acreditamos que o acesso a uma Educação de qualidade muda vidas e estamos absolutamente comprometidos em combater a iniquidade no acesso ao ensino superior e garantir que as oportunidades são, realmente, para todos.”

Ao abrigo do Programa Talk4Good, os jovens universitários apoiados pela Stand4Good tiveram ainda oportunidade de conversar com líderes de referência de diferentes áreas, cuja partilha de percursos e testemunhos têm a enorme capacidade de (trans)formar, inspirar e empoderar os estudantes.

Adicionalmente, através do Programa Act4Good, procurou-se também promover a participação dos jovens em acções de voluntariado em instituições parceiras da Stand4Good e Universidade do Porto, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e inclusiva. No último ano, devido aos constrangimentos impostos pela pandemia, o Programa esteve muito condicionado. Ainda assim, nos meses de verão, foi possível realizar algumas iniciativas de voluntariado em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome do Porto e a Associação Animais de Rua.

Em 2021/2022 a Stand4Good alargou o apoio a mais jovens, passando a Stand4Good a apoiar um total de 25 jovens universitários, nas suas diferentes vertentes de intervenção.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *