Connect with us

A Tua Revista

Ser solidári@ antes, durante e depois do natal

Publicado há

em

Imagem de: Adobe Stock

Antes, durante ou depois da universidade. A verdade é que chega a uma altura da nossa vida em que começamos a questionar tudo. Quem somos? O que é que vem a seguir? É mesmo isto que quero? Como é que posso fazer a diferença num mundo onde existe o mau e o bom, o Ying e o Yang? De uma maneira ou de outra, começamos a questionar tudo e todos.

Se estás nessa fase ou já estiveste e queres experimentar coisas novas e conhecer outras pessoas, podes encontrar no voluntariado uma forma de responder a algumas das questões que vão surgindo na tua cabeça. Se há melhor maneira de fazer a diferença no mundo é podermos dar o nosso tempo para ajudar o outro, sem receber nada em troca. É uma das melhores formas de crescermos enquanto pessoas!

O Natal é a inquestionável época solidária. Temos vontade de participar em diversas iniciativas, começamos a ver aquelas campanhas natalícias, de vir a lágrima ao olho e também queremos fazer a diferença. Sem dúvida, uma ótima altura para fazer voluntariado, claro, mas não te esqueças de continuar a ser solidári@ nos restantes meses do ano. Além de estares a ajudar os outros, é também uma ótima forma de as empresas te valorizarem enquanto candidat@. Mostra que és proativ@ e também pensas nos outros. E quem sabe, mudas a vida de outros, mas também mudas a tua para melhor?

V.O.U. – Associação de Voluntariado Universitário

É uma associação portuguesa sem fins lucrativos, criada há mais de dez anos.

Pretende promover ações solidárias, mas também científicas, educativas, desportivas, culturais, ambientais, defesa dos Direitos do Homem e dos Direitos dos Animais.

“Na sua génese esteve o reconhecimento do múltiplo potencial existente na população universitária, que apesar de todo o entusiasmo, formação, diversidade de aptidões e flexibilidade horária, ainda se encontrava subaproveitado, e que seria de extrema importância no combate de muitas das carências da nossa sociedade. A finalidade da associação é a mobilização, formação e integração de estudantes do ensino superior, voluntários, em projetos de solidariedade social”, pode ler-se no site da associação.

Plano Mundo

A ideia é desenvolver ações locais com foco a nível global. Através deste plano, são realizados workshops, palestras e conteúdo digital informativo. São projetos que juntam jovens que sabem que podem fazer a diferença e tornar o mundo um bocadinho melhor. Os projetos:

– VO.U. Formar

– VO.U. Olhar o Mundo

Plano Ponte

Tem uma vertente mais social. O objetivo é “estabelecer a ponte entre grupos mais vulneráveis e a sociedade em geral”, contribuindo para o crescimento de crianças e jovens em situações de risco e vulnerabilidade. Os projetos:

– VO.U. Acompanhar

– VOU.U. Crescer

– Projeto Pirueta

– VO.U. Rodar Cultura

Plano Vida

A ideia é promover a área da saúde, bem-estar animal e defesa da natureza.

Os projetos:

– VO.U. Socorrer

– VO.U. pelos Animais

– VO.U. pela Natureza

– VO.U. ser melhor que um Prozac

Do que é que estás à espera? Inscreve-te num destes projetos vê aproveita a época natalícia para seres mais solidári@! Acede ao site em http://vou.pt/ e descobre tudo.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *