Foi através de uma publicação no seu site e na página do Facebook do presidente Joaquim Santos que a Câmara Municipal do Seixal (CMS) anunciou que, anualmente, irá lançar o Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe que «vai distinguir obras nas áreas da novela, conto, romance e poesia». A escolha do nome de Eufrázio Filipe deve-se ao «seu percurso literário e político de significativa importância».
Com um prémio no valor de 2500€ e 5000€, a CMS pretende apoiar aqueles que vivem da cultura no concelho do Seixal.
Este prémio tem como propósito “a valorização da língua portuguesa, a promoção da publicação de estudos de carácter local que contribuam para o enriquecimento e divulgação do património cultural e científico do concelho e o incentivo ao aparecimento de novos valores em áreas como a literatura e a investigação.” pode ler-se no comunicado do presidente,
Como requisitos, os candidatos ao Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe têm de ter mais de 18 anos e ser residentes, que trabalhem ou estudem no concelho do Seixal.
Todas as normas da iniciativa nomeadamente informações sobre “a formalização da candidatura, o limite de páginas ou o tamanho da letra”vão estar disponíveis num regulamento que será disponibilizado em breve no site da Câmara Municipal.
“As candidaturas são anónimas e devem ser feitas em envelope fechado, tendo no exterior o pseudónimo adotado pelo autor e a referência “Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe”. No interior do envelope, deverá constar um outro envelope fechado e identificado no exterior apenas com o pseudónimo, contendo no seu interior os dados do candidato: nome, morada e comprovativo, idade, profissão, telefone, e-mail, cópia do Cartão de Cidadão e declaração de compromisso de honra, garantindo que o texto a concurso é da sua autoria”, explicou a autarquia em nota de imprensa.