Connect with us

Ecologia & Sustentabilidade

Mobilidade em Lisboa: Conhece algumas soluções de mobilidade para o teu dia-a-dia na cidade

Publicado há

em

Imagem de: Adobe Stock

Lisboa, sendo uma das cidades habitadas mais antigas da Europa, sempre foi delimitada pelo seu perímetro histórico, zona esta chamada de “Sete Colinas” e com muitos sítios de difícil acesso. Várias cidades se “anexaram” à capital, constituindo a Área Metropolitana de Lisboa, tais como Oeiras, Amadora, Odivelas e Loures, e mais tarde Barreiro, Seixal e Almada, na margem Sul do rio Tejo.

Vivem 544.851 habitantes em Lisboa, sendo que, na sua área metropolitana, vivem 2.871.133, dos quais, muitos se dirigem à capital para estudar e trabalhar, e por isso é preciso solucionar e encontrar meios de mobilidade práticos, eficientes e amigos do ambiente. Aqui damos-te alguns exemplos de soluções de mobilidade para o teu dia-a-dia na cidade de Lisboa.

GIRA:

A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa – EMEL lançou em setembro de 2017, um sistema público de partilha de bicicletas de seu nome Gira – Bicicletas de Lisboa.

Para começares a usar a Gira, basta seguires 6 passos:

1. Descarrega a aplicação da Gira;

2. Escolhe o passe;

3. Encontra a doca mais próxima;

4. Escolhe entre a bicicleta clássica ou elétrica;

5. Toca a pedalar!;

6. Estaciona a bicicleta numa doca.

Parece fácil, não achas? Aconselhamos que subscrevas o passe anual por 25 euros, em que cada viagem que fizeres até 45 minutos terá um custo de 10 ou 20 cêntimos (bicicleta clássica e elétrica respetivamente). Também tens o Passe Mensal por 15 euros e o passe diário por 2 euros. Esta é uma boa maneira de te deslocares de uma maneira prática, rápida, barata e eco friendly.

FREENOW

A aplicação FreeNow oferece-te o tipo de transporte de cidade que mais combina contigo: Táxi, Ride ou Scooter.

• Tens o Táxi tradicional de 4 lugares, o XL de 6-8 lugares e o Táxi Adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, e sabes sempre o preço da viagem antes da partida.

• Tens o Ride, um TVDE profissional que te transporta do ponto A ao ponto B num veículo privado e que apresenta o preço da viagem previamente.

• Tens também acesso ao serviço Cooltra @FREENOW, onde podes fugir ao trânsito montado em scooters 100% elétricas pagas ao minuto.

MOVE LISBOA 2030

É o planeamento estratégico da Câmara Municipal de Lisboa que visa a definir ações municipais na área da mobilidade para planos futuros, baseando-se em cinco redes, cinco eixos e cinco serviços. As redes propostas são a pedonal, transportes públicos, rodoviária, ciclável e interfaces; os serviços são o estacionamento, transportes partilhados, logística urbana, mobilidade complementar e transportes turísticos.

Gestão, Controlo e Otimização de Meios; Informação, Promoção, Sensibilização e Participação Pública; Financiamento; Regulamentação; Monitorização, Avaliação e Revisão. A Câmara está a tentar que se reduza a dependência de veículo próprio e criar alternativas acessíveis e que melhorem a mobilidade, criando uma rede de eixos multimodais principalmente entre transportes públicos, zonas pedonais e ciclovias.

“A Lisboa que ambicionamos é uma cidade com uma vida de bairro, de quotidiano de proximidade, resguardada do tráfego intenso, onde as pessoas se deslocam preferencialmente a pé, de bicicleta ou em carreiras de bairro.”

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *