Connect with us

Novidades

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental

Publicado há

em

Imagem de Pixabay

A saúde mental é um dos temas mais significativos e indispensáveis no contexto atual.  

 Já muito antes de se inventar a ciência psicologia, muitas sociedades discutiam as questões relativas à saúde mental, observando pessoas com comportamentos diferentes do “comum”. Os antigos egípcios tiveram ideias bastante progressistas em relação à saúde mental, propondo os curandeiros do Nilo o envolvimento dos pacientes em atividades como a pintura, dança e música na tentativa de aliviar os sintomas. O primeiro hospital psiquiátrico foi fundado no final do século VI em Bagdad e durante a Idade Média na Europa, as pessoas com problemas mentais eram punidas fisicamente como forma de represália ao comportamento social indesejado. A verdadeira reforma da saúde mental apenas começou em 1792 em Paris, onde o Dr. Philippe Pinel propôs numa tese que pessoas psicologicamente enfermas precisam de cuidados gentis para melhorar as suas condições de saúde mental. O movimento com o objetivo de trocar o modelo manicomial por um que coloque o paciente como protagonista do processo começou em Trieste no século XX, e a reforma revolucionou o sistema de saúde mental mundial, abrindo margem para novas abordagens terapêuticas, formas de se lidar com as pessoas e até mesmo profissões. 

 Os avanços na área da psicologia sugerem que os processos de hoje em dia são bastante melhores e que a saúde mental se está a tornar cada vez mais um tema que as pessoas não têm medo de falar e que é um dos assuntos mais importantes na vida de uma pessoa.  

Se precisas de falar dos teus problemas, se te sentes ansioso ou deprimido, não hesites em pedir ajuda à tua família, amigos e profissionais, esconder os teus problemas só leva a que eles cresçam.  

A DGS tem algumas linhas de crise onde podes obter algum tipo de ajuda verbal: SOS Voz Amiga, Conversa Amiga, Vozes Amigas de Esperança de Portugal, Telefone da Amizade e Voz de Apoio. Podes encontrar o diretório de contactos aqui.  

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

– Publicidade –

Artigos recentes

– Publicidade –

– Publicidade –

– Publicidade –