Connect with us

Em destaque

O que todos queremos saber: Qual o Top 5 das competências que as empresas procuram nos candidatos? Descobre aqui!

Publicado há

em

Imagem cedida por: Ironhack

A Ironhack uma escola focada em preparar a próxima geração de criadores digitais, pesquisou sobre quais as cinco competências mais procuradas em 2021 pelas empresas.

Uma vez que nos últimos dois anos, devido à pandemia e à necessidade de transição digital, as empresas e negócios alteraram consideravelmente os seus processos de recrutamento, bem como o tipo de competências que procuram nos candidatos. Por isso, o mundo do trabalho necessitou de adaptar-se cada vez mais ao mundo tecnológico e as empresas estão também à procura de colaboradores que se possam adaptar a este novo modelo de trabalho.

Catarina Costa, gestora de carreira da escola líder em tecnologia Ironhack, afirma que as empresas estão cada vez mais exigentes em relação às competências dos seus candidatos, tanto em relação a soft como hard skills. Como tal, é também responsabilidade das escolas promoverem o desenvolvimento de soft skills nos alunos, de forma a prepará-los da melhor forma para o mundo do trabalho atual.”

Segundo dados recolhidos as cinco competências mais procuradas em 2021 pelas empresas nos candidatos são:

1. Motivação em aprender
A mentalidade de crescimento, ou também denominada como motivação em aprender, é uma das habilidades que se destaca nestes últimos tempos. Ascaracterísticas que desenvolvem esta competência são a curiosidade e vontade de saber mais. A maioria das empresas preferem candidatos que tenham esta motivação e que sejam flexíveis, do que alguém que tenha todas as habilidades técnicas e não tenha curiosidade.
2. Resolução de Problemas
Independentemente do candidato apresentar todas as competências técnicas, ter a resolução de problemas como característica presente no seu perfil é fator decisivo para ser, ou não, escolhido na fase de recrutamento. Ser um problem solver ou e ter a arte de “saber desenrascar” é um dos atributos mais valorizados pelas empresas, sendo que as capacidades de análise e pensamento crítico estão interligadas com esta competência.
3. Trabalho de Equipa
Não é segredo nenhum que as empresas procuram candidatos que pensem em equipa e que não sejam individualistas. Esta competência está, novamente, na lista das top skills pela sua importância no mundo do trabalho. Saber trabalhar em equipa é fundamental para aumentar a produtividade, a eficácia e a satisfação no trabalho.
4. Boas capacidades de comunicação
As competências de comunicação são cada vez mais valorizadas pelas empresas. A forma como se ouve, fala, partilha-se ideias, como se dá e recebe feedback, como se enfrenta o público, como se utiliza a linguagem corporal, como se lida com conflitos e se é ou não empático ou simpático são algumas das características a  que os recrutadores prestam atenção. Estas aptidões são transversais a qualquer atividade e são valorizadas em qualquer área de trabalho.
5. Atenção ao Detalhe
A atenção ao detalhe é uma qualidade que é altamente desejável para os recrutadores. Embora, não seja importante para todos os setores e funções, esta competência significa melhor trabalho e maior eficácia na execução das tarefas que a função exige. Assim, os funcionários com grande atenção ao detalhe não vivem para o “feito é melhor do que perfeito”, sendo que tentam apresentar e executar o seu trabalho da melhor forma possível.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

– Publicidade –

Artigos recentes

– Publicidade –

– Publicidade –

– Publicidade –