Connect with us

Em destaque

Politécnico de Leiria promove convenção internacional para reflexão sobre a dança tradicional e popular

Publicado há

em

Imagem de: IPL

Realiza-se nos dias 30 e 31 de julho de 2021 a Convenção Internacional de Dança Tradicional e Popular, uma iniciativa da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria e da Associação de Folclore da Região de Leiria e Alta Estremadura (AFRLAE). Esta iniciativa faz parte do projeto de educação cultural “Baile dos Pastorinhos”, apoiado pela Direção Regional de Cultura do Centro, pela Rede Cultura 2027 e pela Rádio do Folclore de Portugal TV.

O evento é inédito e inovador em território nacional e destina-se a um público diversificado: professores e educadores do ensino básico e secundário, público em geral, agentes culturais, investigadores e interessados nas áreas em foco no evento – Dança, Música, Etnografia, Património Material e Imaterial. A participação na convenção é acreditada como ação de curta duração, para educadores e professores dos ensinos básico e secundário.

  • No primeiro dia, sexta-feira, 30 de julho, os trabalhos decorrerão a partir da ESECS, e no sábado, dia 31 de julho, as atividades realizar-se-ão em Alvorge, Ansião. Em qualquer um dos dias, será possível a participação presencial ou à distância.
  • No sábado terá ainda lugar um Baile tradicional/Oficina de dança com música ao vivo pelo grupo AIRE, tendo a professora Marisa Barroso como monitora de dança.

A convenção constitui-se como um momento de reflexão epistemológica sobre a dança tradicional e popular, e apresenta-se como uma iniciativa de demarcação deste campo de estudos no nosso país. Visa-se potenciar um espaço de partilha conjunta das experiências da arte e cultura popular vividas pelos ranchos e dos resultados da investigação científica e de projetos e experiências inspiradores, nacionais e internacionais.

O programa da Convenção Internacional de Dança Tradicional e Popular pode ser consultado aqui!

O público pode assistir ao evento presencialmente ou online por videoconferência, sendo também possível assistir à emissão em direto no canal YouTube da ESECS – Politécnico de Leiria.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *