Connect with us

Ecologia & Sustentabilidade

Associação Académica da Universidade de Aveiro tornou-se parceira da semana verde europeia 2021

Publicado há

em

Imagem: Universidade de Aveiro

Entre os dias 31 de maio e 4 de junho decorreu a EU Green Week 2021 – Poluição Zero, uma semana dedicada a juntar todas as partes e cidadãos interessados numa simbiose de trabalho conjunto para tornar realidade a ambição de uma poluição zero e de um ambiente sem substâncias tóxicas, organizada pela União Europeia.

No âmbito desta semana decorreram diversos eventos paralelos em toda a Europa, organizados por diferentes entidades, sendo a Associação Académica da Universidade de Aveiro e a Universidade de Aveiro uma dessas entidades parceiras.

E, apesar da sustentabilidade ser um termo bastante lato, que engloba não apenas o pilar ambiental, mas também o social e o económico, esta é uma responsabilidade transversal a todos nós, enquanto cidadãos, comunidades e instituições. Neste sentido, a AAUAv sentiu a responsabilidade de se envolver e dinamizar algumas iniciativas dentro da temática.

Para arrancar com esta Semana Verde a Associação Académica lançou um vídeo com o objetivo de mostrar o impacto ambiental que se tem vindo a verificar não apenas a nível nacional, mas também a nível distrital. Aveiro apresenta um valor de pegada carbónica acima da média nacional, e ainda existe uma grande quantidade de poluição da água, do ar, entre outras, sendo que a AAUAv quis consciencializar e alertar a comunidade para estas problemáticas.

Realizou-se também uma Recolha de Lixo, em parceria com o Movimento Não Lixes, conjuntamente com vários dos núcleos de curso, associativos e setoriais da Associação Académica da Universidade de Aveiro, nomeadamente o NAE-ESTGA, NAE-ESAN, NELRE, NEEQu, NEEF e Dançarte. Esta recolha de lixo decorreu no Campus de Santiago da UA, envolveu vários estudantes e conseguiu remover uma variedade de plásticos e resíduos descartáveis, tendo um foco especial nas beatas atiradas e encontradas no chão.

A AAUAv dinamizou ainda o Be Green Challenges Webinar, contando com a presença de diferentes entidades que focam o seu trabalho na remoção dos vários tipos de plásticos encontrados nos ecossistemas marinhos, e a sua posterior utilização.

Marcaram ainda presença Fernando Paiva, criadordo movimento cívico ambientalista “Movimento Não Lixes” que tem como foco a promoção de valores e práticas mais sustentáveis; com o senhor Ricardo Ramos, conhecido pelo projeto Xicogaivota, que consiste na recolha do plástico que polui diariamente os nossos ecossistemas marinhos e a sua posterior utilização para fazer nascer obras de arte, dando uma nova utilização, mais sustentável, aos materiais descartados nos oceanos; e por fim com a senhora Ana Pêgo, bióloga marinha, que também trabalha com a problemática do “lixo marinho” e que aprofundou os seus conhecimentos na área e a criou projetos educativos sobre o tema, incluindo o Plasticus maritimus.

“Mas não podemos ficar por aqui. A sustentabilidade é um dos temas centrais da nossa sociedade, e apesar de Portugal ter sido um dos países pioneiros em assumir a Neutralidade Carbónica até 2050, esta não será uma tarefa fácil. Ainda há muito para fazer até que as metas sejam alcançadas, e cada um de nós tem um papel a desempenhar. Esta responsabilidade é de todos!”

 

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *