Connect with us

A Tua Revista

Pós-Graduações: Que vantagens oferecem?

Publicado há

em

Imagem de: Adobe Stock

Se estás a terminar a tua licenciatura e estás a pensar no passo seguinte, certamente já te deparaste com a questão: “Será que vale a pena investir numa Pós-Graduação?”

Já tod@s estivemos nessa situação, em que temos de escolher um caminho e avaliar todas as opções. Para que faças uma opção informada (e descomplicada), nós contamos-te tudo sobre esta escolha!

O que é uma Pós-Graduação (PG)?

A PG é uma especialização com menor duração, que não confere grau académico e que permite aprofundar conhecimentos e competências numa determinada área, por exemplo, na tua área de licenciatura, ou caso já estejas a trabalhar, na tua área de emprego. Esta formação deve responder às novas necessidades do mercado e/ou acompanhar as tendências, por essa razão, tipicamente, esta não é uma formação teórica, embora aborde conceitos teóricos e de investigação que fundamentam as competências práticas adquiridas.

Como escolher uma Pós-Graduação?

Estas formações são, muitas vezes, frequentadas por quem procura desenvolver competências numa área distinta da sua área de formação, ou renovar conteúdos para potencializar a progressão na carreira. Nestes casos, é importante ter em consideração o horário em que serão lecionadas as aulas, frequentemente as PG são em regime Pós-Laboral. Será importante definires o objetivo que pretendes alcançar com esta formação e analisar os programas das PG, para perceberes quais as formações que te permitem alcançar esse objetivo ou até outros.

Duração e investimento

Ambas variam consoante o Estabelecimento de ensino, a sua reputação e área de formação. A duração, em termos gerais, oscila entre os 6 meses e 1 ano. Os valores começam nos 1.000€ e não dependem necessariamente da duração da PG, em alguns casos, formações de menor duração podem revelar-se mais dispendiosas.

Valorização da Pós-Graduação no mercado de trabalho

Se a licenciatura te parece, por vezes, demasiado teórica e sentes que não te vai ajudar profissionalmente, a PG poderá dar-te mais confiança. Por ser uma formação com um cariz maioritariamente prático, tens oportunidade de pôr à prova os teus conhecimentos e aptidões. Aqui poderás utilizar as ferramentas que a tua formação te ofereceu, e ainda adquirir outras tantas.

Vantagens

> Atualização ou descoberta de conhecimentos;

> Desenvolvimento de competências específicas;

> Contribui para definir objetivos de carreira;

> Ajuda a descobrir novos interesses e aptidões;

> Desenvolve soft skills;

> Curta duração.

Desvantagens

> Custos, por vezes, elevados;

> Não confere grau académico.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

– Publicidade –

Artigos recentes

– Publicidade –

– Publicidade –

– Publicidade –