Connect with us

Diversos

Associação Académica da Universidade de Évora celebra Dia Nacional do Estudante com atividades e ações

Publicado há

em

Imagem: Pexels/ pixabay

Celebra-se hoje o Dia Nacional do Estudante que de acordo com a Universidade de Évora deve serviu para um momento de reflexão, de oportunidade e de esperança.

“Que o dia de hoje sirva para garantir o regresso à atividade letiva em segurança, traçar efetivamente as prioridades de quem regula o ensino superior e meios adjuntos, e definir de uma vez o papel essencial do estudante na sociedade, pois o estudante é o seu presente e o seu futuro”.

A Associação Académica da Universidade de Évora preparou, atempadamente, o Dia Nacional do Estudante com uma série de atividades e ações, tentando compensar o momento e contribuir significativamente para a formação académica e social dos estudantes da academia eborense.

A pandemia veio, sem sombra de dúvida, provar que a formação, o ensino e a ciência estão na base de uma sociedade considerada evoluída e desenvolvida. No entanto, fez prevalecer  as fragilidades de um sistema degradado, com métodos pedagógicos e de avaliação desajustados à realidade do século XXI.

Apesar dos dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior revelarem um aumento na frequência do Ensino Superior, o último relatório Education at a Glance veio revelar uma diferença de 5 pontos percentuais entre Portugal e os países da OCDE, relativamente à inscrição numa instituição de ensino superior da população entre os 20 e os 24 anos.

É essencial a promoção do desenvolvimento pessoal e académico, hábitos saudáveis e de um ensino superior com metodologias enquadradas e adequadas.

Por último, a Associação Académica da Universidade de Évora quer destacar a destreza e resiliência dos estudantes, não só aos da Universidade de Évora, mas de todo o país. A capacidade de assinalar o dia de hoje revela um espírito de insatisfação, necessário à evolução do sistema.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *